O COMPASSO DO PROTAGONISMO JUVENIL DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64554 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "O COMPASSO DO PROTAGONISMO JUVENIL DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICO" "resumo" => "ESTA PESQUISA ? RESULTADO DE UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIAS REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. TAL PESQUISA ? PARTE DO SUBPROJETO DO CURSO DE SOCIOLOGIA, QUE INTEGRA O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOMENTADO PELA CAPES-UEPB. ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: SERÁ QUE DE FATO EXISTE RELAÇÃO ENTRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA CIDADÃ? MEDIANTE ISSO, OBTEVE-SE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, POSSIBILITA O PROTAGONISMO CIDADÃO. TEORICAMENTE RECORREU-SE A FONTES BIBLIOGRÁFICAS QUE ABORDAM A QUESTÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO USO DOS ESTUDOS DE COSTA JÚNIOR E BARRETO JÚNIOR (2017). DISCORREU-SE SOBRE O PROCESSO DE SUBJETIVIDADE NA APRENDIZAGEM COM BASE EM YAZBECK (2015); E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CIDADE PARA MELHOR COMPREENDER COMO ACONTECE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NESSE MODELO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL. FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE, DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO GRUPO FOCAL. ATRAVÉS DESSES MEIOS, FOI POSSÍVEL ALCANÇAR AS SUBJETIVIDADES DOS SUJEITOS PESQUISADOS, SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES SOBRE O PROTAGONISMO NA ESCOLA. POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, IDENTIFICOU-SE COMO ? CONSTRUÍDA ESSA RELAÇÃO ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA E QUAIS AS FORMAS DE ABORDAGEM QUE GARANTEM O PROTAGONISMO DOS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia" "palavra_chave" => "ESCOLA CIDADÃ, EDUCAÇÃO, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID608_18102019231851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANE DOS SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "M LIDIANE MOTA" "autor_email" => "mlidianemota@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64554 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "O COMPASSO DO PROTAGONISMO JUVENIL DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICO" "resumo" => "ESTA PESQUISA ? RESULTADO DE UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIAS REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. TAL PESQUISA ? PARTE DO SUBPROJETO DO CURSO DE SOCIOLOGIA, QUE INTEGRA O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOMENTADO PELA CAPES-UEPB. ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: SERÁ QUE DE FATO EXISTE RELAÇÃO ENTRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA CIDADÃ? MEDIANTE ISSO, OBTEVE-SE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, POSSIBILITA O PROTAGONISMO CIDADÃO. TEORICAMENTE RECORREU-SE A FONTES BIBLIOGRÁFICAS QUE ABORDAM A QUESTÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO USO DOS ESTUDOS DE COSTA JÚNIOR E BARRETO JÚNIOR (2017). DISCORREU-SE SOBRE O PROCESSO DE SUBJETIVIDADE NA APRENDIZAGEM COM BASE EM YAZBECK (2015); E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CIDADE PARA MELHOR COMPREENDER COMO ACONTECE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NESSE MODELO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL. FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE, DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO GRUPO FOCAL. ATRAVÉS DESSES MEIOS, FOI POSSÍVEL ALCANÇAR AS SUBJETIVIDADES DOS SUJEITOS PESQUISADOS, SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES SOBRE O PROTAGONISMO NA ESCOLA. POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, IDENTIFICOU-SE COMO ? CONSTRUÍDA ESSA RELAÇÃO ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA E QUAIS AS FORMAS DE ABORDAGEM QUE GARANTEM O PROTAGONISMO DOS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia" "palavra_chave" => "ESCOLA CIDADÃ, EDUCAÇÃO, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID608_18102019231851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANE DOS SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "M LIDIANE MOTA" "autor_email" => "mlidianemota@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }