ESTA PESQUISA ? RESULTADO DE UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIAS REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. TAL PESQUISA ? PARTE DO SUBPROJETO DO CURSO DE SOCIOLOGIA, QUE INTEGRA O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOMENTADO PELA CAPES-UEPB. ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: SERÁ QUE DE FATO EXISTE RELAÇÃO ENTRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA CIDADÃ? MEDIANTE ISSO, OBTEVE-SE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA, DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, POSSIBILITA O PROTAGONISMO CIDADÃO. TEORICAMENTE RECORREU-SE A FONTES BIBLIOGRÁFICAS QUE ABORDAM A QUESTÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO USO DOS ESTUDOS DE COSTA JÚNIOR E BARRETO JÚNIOR (2017). DISCORREU-SE SOBRE O PROCESSO DE SUBJETIVIDADE NA APRENDIZAGEM COM BASE EM YAZBECK (2015); E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CIDADE PARA MELHOR COMPREENDER COMO ACONTECE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NESSE MODELO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL. FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE, DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO GRUPO FOCAL. ATRAVÉS DESSES MEIOS, FOI POSSÍVEL ALCANÇAR AS SUBJETIVIDADES DOS SUJEITOS PESQUISADOS, SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES SOBRE O PROTAGONISMO NA ESCOLA. POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, IDENTIFICOU-SE COMO ? CONSTRUÍDA ESSA RELAÇÃO ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DO PROTAGONISMO CIDADÃO DENTRO DA ESCOLA E QUAIS AS FORMAS DE ABORDAGEM QUE GARANTEM O PROTAGONISMO DOS DISCENTES.