RELATO REFLEXIVO SOBRE A PRATICA DOCENTE
AUTORA: DANIELA FERREIRA DOS REIS (UEPB)
DANI30303@GMAIL.COM
COAUTORA: SAYONARA LOHANA PEREIRA BEZERRA (UEPB)
SAYONARALOHANA12@GMAIL.COM
_IARA FRANCISCA ARAÚJO CAVALCANTI (UEPB)IARAUEPB@HOTMAIL.COM
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO ? UM RELATO REFLEXIVO SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DA UEPB, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID 2018/2020), QUE FAZEM PARTE DO PROJETO LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E AÇÃO (LEIA), REALIZADO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR RAUL C?RDULA, EM UMA TURMA DO 1º ANO B, NO TURNO DA TARDE, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ESTE TRABALHO TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE O PIBID PROPORCIONOU NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, O QUE OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADOS DURANTE A INTERVENÇÃO PROPORCIONARAM AOS ALUNOS DA ESCOLA E QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID APLICADO NO INÍCIO DA FORMAÇÃO. TRATA TAMBÉM DE APRESENTAR O PIBID COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO QUE PROPORCIONA AOS ALUNOS DE LICENCIATURA A CONDIÇÃO DE TRABALHAR COM OS DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA A TEORIA APREENDIDA NA UNIVERSIDADE. PARA TANTO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO AOS PIBIDIANOS DO PROJETO LEIA PARA OBTERMOS INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA PESSOAL VIVENCIADA NO PIBID. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS, CONTEMPLAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE LIB?NEO (2013), FETZNER (2012), DENTRE OUTRAS. O CONTATO DIRETO COM O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONOU REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE DA PROFISSÃO DOCENTE. A ANÁLISE DOS DADOS NOS APONTA PARA UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL.