INTENCIONAMOS, A PARTIR DO PRESENTE TRABALHO, DISCUTIR ALGUNS DOS IMPACTOS DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES SUPERVISORES, NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS UNIVERSIT?RIOS, NO ESPAÇO E NA CONSTITUIÇÃO DA SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PARAIBANAS AQUI CONTEMPLADAS, ESPECIFICAMENTE: CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO/GUARABIRA, ESCOLA HENRIQUE DE ALMEIDA/ITAPOROROCA E ESCOLA FRANCISCO PESSOA DE BRITO/ARAÇAGI. A PARTIR DESSES IMPACTOS, DISCUTIMOS TAMBÉM OS SALDOS ALCANÇADOS, QUANTO A FORMAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE E DA PRÁTICA DOCENTE NOS ESPAÇOS E AGENTES ENVOLVIDOS, COMO POR EXEMPLO, NAS EXPERIÊNCIAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS DOS UNIVERSIT?RIOS COM A EDUCAÇÃO, NA CONTRIBUIÇÃO PARA A DINAMICIDADE DAS AULAS, NO EXPERIMENTO DE NOVAS POSSIBILIDADES PARA APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS E NA PROVOCAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ESTABELECIDAS DENTRO DAS PAREDES DA ESCOLA. TUDO O QUE SE SERÁ APRESENTADO E DESENVOLVIDO, ? RESULTADO DA ARTICULAÇÃO E DA INTERAÇÃO COM O PROJETO, PROPORCIONADO PELO PIBID-UEPB ? CAMPUS III/GUARABIRA E FINANCIADA PELA CAPES-MEC, NA QUALIDADE DE PROFESSORES SUPERVISORES, SOMADO A UMA BREVE BIBLIOGRAFIA AUXILIAR.