O LETRAMENTO PASSOU A SER VISADO E ESTUDADO MAIS AMPLAMENTE A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX, ESTA PERSPECTIVA DE ENSINO EMERGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR OS USOS SOCIAIS DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA. DITO ISSO, COMPREENDEMOS QUE A ESCOLA ? A PRINCIPAL INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DO SABER CRÍTICO, ISTO IMPLICA DIZER QUE ? A ESCOLA CORRESPONSÁVEL EM ALAVANCAR O PROCESSO DO LETRAMENTO NAS SUAS DIVERSAS MODALIDADES. DESSE MODO, NESTE TRABALHO, ABORDAMOS UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PROCESSO DO LETRAMENTO LITERÁRIO, NO ESPAÇO ESCOLAR, COM INTUITO DE APRESENTAR OS RESULTADOS DO PROJETO ?CAFÉ LITERÁRIO: RECONTANDO CONTOS?, REALIZADO NO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, GUARABIRA-PB, PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? CAMPUS III. UTILIZOU-SE OS ESTUDOS TEÓRICOS DE AUTORES COMO BAKTHIN (2003), COLOMER (2007), COSSON (2014), ENTRE OUTROS. POR FIM, SÃO ALAVANCADAS NESTE TRABALHO AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO VIGENTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS. FICA EVIDENTE QUE O LETRAMENTO LITERÁRIO CONTRIBUI PRA ELUCIDAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ISSO FAVORECE NÃO SOMENTE NO DESEMPENHO EDUCACIONAL COMO TAMBÉM DE COMPREENSÃO DE MUNDO, POIS A LITERATURA QUANDO ADEQUADA AOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO ELA PASSA A SER ENTENDIDA COMO LINGUAGEM E ASSIM NÃO SÃO MAIS NEGADAS SUAS FUNÇÕES SOCIAIS QUE POUCO ERAM EVIDENCIADAS. SENDO ASSIM, O PROJETO EM QUESTÃO CONTRIBUIU NÃO APENAS PARA OS ESTUDOS DO TEXTO, MAS PARA QUE OS ALUNOS SOUBESSEM DISTINGUIR A FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO LITERÁRIO.