TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DE ATIVIDADE TEÓRICO- PRÁTICA, REALIZADA POR MEIO DA EXECUÇÃO DE UMA OFICINA POR DISCENTES DE PSICOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA. A ATIVIDADE FOI PARTE DA DISCIPLINA SEXUALIDADE HUMANA, QUE COMPÕE A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE SETE DE SETEMBRO, E CARACTERIZOU-SE COMO UMA OFICINA QUE PROPÔS, POR MEIO DE IMAGENS E FRASES, IDENTIFICAR POSSÍVEIS ESTEREÓTIPOS E DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS À DESIGUALDADE DE GÊNERO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. FOI SOLICITADO AOS PARTICIPANTES QUE CONSTRUISSEM PERFIS “FEMININOS” E “MASCULINOS” IDEALIZADOS POR ELES E, EM SEGUIDA, FOI ABERTO UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO SOBRE O MATERIAL CONFECCIONADO. OS MATERIAS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS EVIDENCIARAM PERFIS DE GÊNERO ESTEREOTIPADOS, EMBASADOS EM MODELOS HETERONORMATIVOS E BINARISMOS SOCIAIS. FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUANTO O DISCURSO PATRIARCAL E SEXISTA É PRESENTE NA NARRATIVA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, E QUE ESSE PROCESSO SE DÁ DE FORMA ESTRUTURAL, SENDO POR VEZES NATURALIZADO POR ELES. CONCLUI-SE QUE, QUANDO SE USA DE METÓDOS ACESSÍVEIS E QUE PROMOVEM A AUTONOMIA DOS ATORES ESCOLARES NA DESCONTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES, VIABILIZAM-SE REFLEXÕES SOBRE TEMÁTICAS COMPREENDIDAS COMO “TABUS”. A ARTICULAÇÃO DO ARCABOUÇO TEÓRICO SOBRE GÊNERO, CONSTRUÍDO NA DISCIPLINA DE SEXUALIDADE HUMANA, COM A EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO MOSTROU-SE EFICAZ NO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO E PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO, IGUALDADE E RESPEITO, ENRIQUECENDO O PERCURSO ACADÊMICO DE GRADUANDOS EM PSICOLOGIA E POSSIBILITANDO REFLEXÕES SOBRE OS ATRAVESSAMENTOS DISCURSIVOS DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS.