A MAIOR PARTE DOS MUSEUS BRASILEIROS TÊM SE MOSTRADO ESPAÇOS SEGREGADORES E DE CENSURA DE CERTAS NARRATIVAS, PRINCIPALMENTE ÀS RELACIONADAS A COMUNIDADE E MOVIMENTO LGBTQ+. A PARTIR DISSO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR QUALITATIVAMENTE A EXPOSIÇÃO “QUEERMUSEU: CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ARTE BRASILEIRA” ENQUANTO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA QUEER EM TEMPOS DE SILENCIAMENTO E OPRESSÃO, POSSUINDO COMO PARALELO A EXPOSIÇÃO LGBTQ+ “EUEXISTO”, OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RS AO LONGO DA SEMANA DA DIVERSIDADE NO ANO DE 2018. E, ASSIM, REFLETIR SOBRE COMO A CRESCENTE DOS MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL TEM INFLUENCIADO NO AUMENTO DOS ATAQUES E CENSURA ÀS ARTES E SUAS MANIFESTAÇÕES, JÁ QUE ESTA É ENTENDIDA ENQUANTO UMA MANEIRA DE QUEBRAR COM AS NORMATIVAS SOCIAIS UMA VEZ QUE É UMA DAS FORMAS QUE O SER HUMANO ENCONTROU PARA EXPRESSAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS (ALMEIDA; ESPER 2018). DESTA FORMA, É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES E EVENTOS ARTISTICO-CULTURAIS COMO QUEERMUSEU E EUEXISTO E A CRIAÇÃO DE MUSEUS COMO O MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS RELATOS HEGEMÔNICOS QUE INTEGRAM A MAIORIA DAS ENTIDADES BRASILEIRAS.