Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS

Palavra-chaves: GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE Pôster (PO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64101
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 800
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS"
    "resumo" => """
      ESTA PESQUISA TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES SOBRE COMO OS JOVENS (ENTRE 15 A 17 ANOS) VIVENCIAM NA ESCOLA, QUESTÕES RELACIONADAS A SEXUALIDADE E GÊNERO, TENDO A PSICANÁLISE COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO. CONSIDERA-SE AS APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E A PSICANÁLISE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DE QUAL MODELO DE ESCOLA DEFENDEMOS E DA PERCEPÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA E ABERTA PARA AS DIFERENÇAS COMO FUNDAMENTAL PARA PROMOVER A CIDADANIA E A FORMAÇÃO CRÍTICA.\r\n
      A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE PENSAR AS ABORDAGENS COM JOVENS NO CAMPO DA SEXUALIDADE E GÊNERO, QUE PODEM ACOLHER OU LIMITAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DESEJOS E EXPRESSÕES.\r\n
      TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A METODOLOGIA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E ENCONTROS EM GRUPO NAS ESCOLAS, COM EXIBIÇÃO DE FILMES PARA SENSIBILIZAR SOBRE O TEMA E RODA DE CONVERSA. A PARTIR DO RELATO DESTES, SERÁ FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E GÊNERO.\r\n
      CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA PSICANÁLISE EM CONTRIBUIR COM OS ESTUDOS QUE TRABALHEM COM A TENSÃO ENTRE O CORPO BIOLÓGICO E CORPO SIMBÓLICO, ESPERA-SE ASSIM AVANÇAR NAS REFLEXÕES NO TEMA E AS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES QUE SE DÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID800_22082019141207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉROLA LOZANO T. DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PÉROLA"
    "autor_email" => "perola.lozano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64101
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 800
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS"
    "resumo" => """
      ESTA PESQUISA TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES SOBRE COMO OS JOVENS (ENTRE 15 A 17 ANOS) VIVENCIAM NA ESCOLA, QUESTÕES RELACIONADAS A SEXUALIDADE E GÊNERO, TENDO A PSICANÁLISE COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO. CONSIDERA-SE AS APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E A PSICANÁLISE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DE QUAL MODELO DE ESCOLA DEFENDEMOS E DA PERCEPÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA E ABERTA PARA AS DIFERENÇAS COMO FUNDAMENTAL PARA PROMOVER A CIDADANIA E A FORMAÇÃO CRÍTICA.\r\n
      A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE PENSAR AS ABORDAGENS COM JOVENS NO CAMPO DA SEXUALIDADE E GÊNERO, QUE PODEM ACOLHER OU LIMITAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DESEJOS E EXPRESSÕES.\r\n
      TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A METODOLOGIA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E ENCONTROS EM GRUPO NAS ESCOLAS, COM EXIBIÇÃO DE FILMES PARA SENSIBILIZAR SOBRE O TEMA E RODA DE CONVERSA. A PARTIR DO RELATO DESTES, SERÁ FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E GÊNERO.\r\n
      CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA PSICANÁLISE EM CONTRIBUIR COM OS ESTUDOS QUE TRABALHEM COM A TENSÃO ENTRE O CORPO BIOLÓGICO E CORPO SIMBÓLICO, ESPERA-SE ASSIM AVANÇAR NAS REFLEXÕES NO TEMA E AS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES QUE SE DÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID800_22082019141207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉROLA LOZANO T. DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PÉROLA"
    "autor_email" => "perola.lozano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES SOBRE COMO OS JOVENS (ENTRE 15 A 17 ANOS) VIVENCIAM NA ESCOLA, QUESTÕES RELACIONADAS A SEXUALIDADE E GÊNERO, TENDO A PSICANÁLISE COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO. CONSIDERA-SE AS APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E A PSICANÁLISE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DE QUAL MODELO DE ESCOLA DEFENDEMOS E DA PERCEPÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA E ABERTA PARA AS DIFERENÇAS COMO FUNDAMENTAL PARA PROMOVER A CIDADANIA E A FORMAÇÃO CRÍTICA. A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE PENSAR AS ABORDAGENS COM JOVENS NO CAMPO DA SEXUALIDADE E GÊNERO, QUE PODEM ACOLHER OU LIMITAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DESEJOS E EXPRESSÕES. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A METODOLOGIA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E ENCONTROS EM GRUPO NAS ESCOLAS, COM EXIBIÇÃO DE FILMES PARA SENSIBILIZAR SOBRE O TEMA E RODA DE CONVERSA. A PARTIR DO RELATO DESTES, SERÁ FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E GÊNERO. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA PSICANÁLISE EM CONTRIBUIR COM OS ESTUDOS QUE TRABALHEM COM A TENSÃO ENTRE O CORPO BIOLÓGICO E CORPO SIMBÓLICO, ESPERA-SE ASSIM AVANÇAR NAS REFLEXÕES NO TEMA E AS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES QUE SE DÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • César NOGUEIRA

    Parabéns. Sim, o tema Educação, Sexualidade e Gênero, é de extrema relevância na atualidade. Sobretudo, sendo "FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE". Parabéns de verdade.

    03/05/2022 12:31:05
  • César NOGUEIRA

    Parabéns. Sim, o tema Educação, Sexualidade e Gênero, é de extrema relevância na atualidade. Sobretudo, sendo "FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE". Parabéns de verdade.

    03/05/2022 12:31:03

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.