ESTA PESQUISA TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES SOBRE COMO OS JOVENS (ENTRE 15 A 17 ANOS) VIVENCIAM NA ESCOLA, QUESTÕES RELACIONADAS A SEXUALIDADE E GÊNERO, TENDO A PSICANÁLISE COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO. CONSIDERA-SE AS APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E A PSICANÁLISE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DE QUAL MODELO DE ESCOLA DEFENDEMOS E DA PERCEPÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA E ABERTA PARA AS DIFERENÇAS COMO FUNDAMENTAL PARA PROMOVER A CIDADANIA E A FORMAÇÃO CRÍTICA.
A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE PENSAR AS ABORDAGENS COM JOVENS NO CAMPO DA SEXUALIDADE E GÊNERO, QUE PODEM ACOLHER OU LIMITAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DESEJOS E EXPRESSÕES.
TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A METODOLOGIA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E ENCONTROS EM GRUPO NAS ESCOLAS, COM EXIBIÇÃO DE FILMES PARA SENSIBILIZAR SOBRE O TEMA E RODA DE CONVERSA. A PARTIR DO RELATO DESTES, SERÁ FEITO UMA INTERLOCUÇÃO COM A BIBLIOGRAFIA NO CAMPO DA PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E GÊNERO.
CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA PSICANÁLISE EM CONTRIBUIR COM OS ESTUDOS QUE TRABALHEM COM A TENSÃO ENTRE O CORPO BIOLÓGICO E CORPO SIMBÓLICO, ESPERA-SE ASSIM AVANÇAR NAS REFLEXÕES NO TEMA E AS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES QUE SE DÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.