FRUTO DE DIÁLOGOS ENTRE, APROXIMADAMENTE, OITO ESTUDANTES NEGROS E GAYS, COM O INTUITO DE CONHECER MAIS SOBRE SUAS HISTÓRIAS, ESPECIFICIDADES E VIVÊNCIAS ANTES E DURANTE A GRADUAÇÃO. A PARTIR DELAS INVESTIGAMOS COMO ESTES JOVENS SÃO ATRAVESSADOS E ENFRENTAM ESSES DESAFIOS QUE, DE FATO, ELES ENCARAM. O ARTIGO PROPENDE EXPOR E ELUCIDAR COMO NÓS, ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, CAMPUS INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR, ENFRENTAMOS ESSES OBSTÁCULOS SINGULARES. O PENSAMENTO DECOLONIAL DEU LUZ A NOSSA PESQUISA E QUESTIONAMENTOS. ADEMAIS, A METODOLOGIA ACONTECEU POR MEIO DE RODAS DE CONVERSAS E UM QUESTIONÁRIO AMPLO E CRÍTICO. O APRENDIZADO COM ESTE GRUPO PERIFÉRICO ENTRE JOVENS GRADUANDOS GAYS E NEGROS, NO TROUXE INQUIETAÇÕES QUE JULGAMOS SER DE CARÁTER URGENTE.