RESUMO
ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL INVESTIGAR OS PROCESSOS DE (IN) VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORXS, EM ESPECÍFICO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EM CURSOS/ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES. PRETENDEMOS, A PARTIR DAS ANÁLISES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ASSUNTO, ESTABELECER UM “ESTADO DA ARTE” (FERREIRA, 2002; VERMELHO & AREU, 2005; ROMANOWSKI & ENS, 2006) ABRANGENDO O PERÍODO DE 2000 A 2019 PARA IDENTIFICAR COMO AS PESQUISAS VÊM SE DESENVOLVENDO E O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO VEM SE CONSTITUINDO NO CAMPO. ADEMAIS, PRETENDE-SE REALIZAR UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERECIDOS EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE E, POR FIM, REALIZAR OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORXS EM SEUS COTIDIANOS, BUSCANDO CONSTITUIR CONVERSAS E ANALISAR SUAS NARRATIVAS ARTICULANDO UM EIXO COM OS SEGUINTES ASPECTOS: FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE. NESTE CENÁRIO, BUSCAREMOS TAMBÉM, IDENTIFICAR QUE DISPOSITIVOS SÃO/SERÃO ACIONADOS PELXS DOCENTES PARA LIDAR COM AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SUAS INTERSECCIONALIDADES E IMBRICAMENTOS. O LEVANTAMENTO ORA INICIADO NAS BASES DE DADOS DO BDTD/IBICT, SCIELO E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO JÁ REVELA UMA LACUNA NAS PESQUISAS QUANTO ÀS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA.