ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR A SUBALTERNIDADE E A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NO ROMANCE A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR. NA OBRA EM QUESTÃO, A PROTAGONISTA G.H. DESCREVE A PERSONAGEM JANAIR COMO UMA MULHER NEGRA E EMPREGADA DOMÉSTICA. ESTA, POR SUA VEZ, PEDE DEMISSÃO E, A PARTIR DESSE MOMENTO, AO SE DIRIGIR AO QUARTO QUE A FUNCIONÁRIA VIVIA, G.H. DEPARA-SE SURPREENDENTEMENTE COM MARCAS DA PRESENÇA DE JANAIR, QUE ELA DESCONHECIA, PASSANDO A CONTESTAR A SUA CONDIÇÃO DE MULHER BRANCA PRIVILEGIADA. DO MESMO MODO QUE A PROTAGONISTA DO ROMANCE INVISIBILIZA A MULHER NEGRA SUBALTERNA, CONHECIDA SOMENTE PELA VOZ DOMINANTE DA MULHER BRANCA, A MESMA SUBALTERNA PROMOVE A INQUIETAÇÃO NA MULHER DE CLASSE ABASTADA E A CONTESTAÇÃO DOS SEUS VALORES HEGEMÔNICOS DE DOMINAÇÃO SOCIAL, DE GÊNERO E RACIAL, LANÇANDO-A EM UM MOVIMENTO DE PROFUNDA RUPTURA EXISTENCIAL, CAUSANDO A TOMADA DE CONSCIÊNCIA. COMO SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, SERÁ UTILIZADA A ABORDAGEM PÓS-COLONIAL NO QUE TANGE OS TEMAS INVISIBILIDADE E SUBALTERNIDADE, E AS TEORIAS DE GÊNERO VINCULADAS AO DEBATE GÊNERO-CLASSE-RAÇA.