NO PERÍODO DE JULHO/2017 A JULHO/2018 FOI DESENVOLVIDA NA UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO A PESQUISA PIBIC “PEDAGOGIA DO CORPO CRIADOR (OU TEATRO SOMÁTICO)” COM TRÊS SUBDIVISÕES; AQUI, DETIVEMO-NOS AO RECORTE DA APLICABILIDADE NO CAMPO DA SAÚDE. ASSIM, A ALUNA DO CURSO DE TEATRO LICENCIATURA FEZ PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÕES TEMÁTICAS DE MODO A ANGARIAR COMPREENSÕES ACERCA DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS, TRAVESTIS, OU AINDA, QUE SE ENTENDESSEM E/OU VIVENCIASSEM (N)AS “DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO”. DESTACA-SE A URGENTE E NECESSÁRIA CRESCENTE VISIBILIZAÇÃO DA AGENDA POLÍTICA PELA GARANTIA DE DIREITO DA POPULAÇÃO JÁ MENCIONADA. AINDA ASSIM, PERCEBE-SE ESCASSEZ OU FRÁGIL SISTEMATIZAÇÃO DE MODOS DE ATENÇÃO E CUIDADO À MESMA, BEM COMO A FRONTEIRA MUITO PRÓXIMA DOS ESTUDOS DE GÊNERO E AS INUMERÁVEIS DISCUSSÕES ACERCA DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL EM DIÁLOGO CONSTANTE COM O(S) FAZER(ES) ARTÍSTICO(S). VISLUMBROU-SE CAMPO FÉRTIL PARA O QUE NOMEOU-SE AO FINAL DO REFERIDO CICLO DE PESQUISA: “TÉCNICA SOMÁTICA PARA A SAÚDE - INTERFACES DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA COM TÉCNICA KLAUSS VIANNA PARA QUESTÕES DE SAÚDE INTEGRAL E CIDADANIA PARA PESSOAS TRANS”. CUMULANDO REFLEXÕES SOBRE O GRANDE GUARDA-CHUVA DE TÉCNICAS COMPOSITORAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USANDO COMO BALIZA A TÉCNICA BRASILEIRA KLAUSS VIANA, AGRUPARAM-SE PISTAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, O MANEJO TERAPÊUTICO DIRETO E/OU INDIRETO E A POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO CRIATIVO DE SI MESMAS(OS). FORAM PRODUZIDOS RELATÓRIOS SEMESTRAIS DE PESQUISA; ARTIGO CIENTÍFICO A SER PUBLICADO EM REVISTAS OFICIAIS; E TRADUÇÃO DE ARTIGO SOBRE “SOMÁTICA SOCIAL” DE JILL GREEN.