Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

EDUCAÇÃO SOMÁTICA COMO ALIADA NO CUIDADO INTEGRAL DE PESSOAS EXPERIENCIANDO DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SOMÁTICA, TEATRO, DISSIDÊNCIA DE GÊNERO, SEXUALIDADE, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) ST 04: CORPOS E SEXUALIDADES MÚLTIPLAS: (RE)SIGNIFICAÇÕES, (RE)ELABORAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64099
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 1603
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOMÁTICA COMO ALIADA NO CUIDADO INTEGRAL DE PESSOAS EXPERIENCIANDO DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO"
    "resumo" => "NO PERÍODO DE JULHO/2017 A JULHO/2018 FOI DESENVOLVIDA NA UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO A PESQUISA PIBIC “PEDAGOGIA DO CORPO CRIADOR (OU TEATRO SOMÁTICO)” COM TRÊS SUBDIVISÕES; AQUI, DETIVEMO-NOS AO RECORTE DA APLICABILIDADE NO CAMPO DA SAÚDE. ASSIM, A ALUNA DO CURSO DE TEATRO LICENCIATURA FEZ PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÕES TEMÁTICAS DE MODO A ANGARIAR COMPREENSÕES ACERCA DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS, TRAVESTIS, OU AINDA, QUE SE ENTENDESSEM E/OU VIVENCIASSEM (N)AS “DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO”. DESTACA-SE A URGENTE E NECESSÁRIA CRESCENTE VISIBILIZAÇÃO DA AGENDA POLÍTICA PELA GARANTIA DE DIREITO DA POPULAÇÃO JÁ MENCIONADA. AINDA ASSIM, PERCEBE-SE ESCASSEZ OU FRÁGIL SISTEMATIZAÇÃO DE MODOS DE ATENÇÃO E CUIDADO À MESMA, BEM COMO A FRONTEIRA MUITO PRÓXIMA DOS ESTUDOS DE GÊNERO E AS INUMERÁVEIS DISCUSSÕES ACERCA DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL EM DIÁLOGO CONSTANTE COM O(S) FAZER(ES) ARTÍSTICO(S). VISLUMBROU-SE CAMPO FÉRTIL PARA O QUE NOMEOU-SE AO FINAL DO REFERIDO CICLO DE PESQUISA: “TÉCNICA SOMÁTICA PARA A SAÚDE - INTERFACES DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA COM TÉCNICA KLAUSS VIANNA PARA QUESTÕES DE SAÚDE INTEGRAL E CIDADANIA PARA PESSOAS TRANS”. CUMULANDO REFLEXÕES SOBRE O GRANDE GUARDA-CHUVA DE TÉCNICAS COMPOSITORAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USANDO COMO BALIZA A TÉCNICA BRASILEIRA KLAUSS VIANA, AGRUPARAM-SE PISTAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, O MANEJO TERAPÊUTICO DIRETO E/OU INDIRETO E A POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO CRIATIVO DE SI MESMAS(OS). FORAM PRODUZIDOS RELATÓRIOS SEMESTRAIS DE PESQUISA; ARTIGO CIENTÍFICO A SER PUBLICADO EM REVISTAS OFICIAIS; E TRADUÇÃO DE ARTIGO SOBRE “SOMÁTICA SOCIAL” DE JILL GREEN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: CORPOS E SEXUALIDADES MÚLTIPLAS: (RE)SIGNIFICAÇÕES, (RE)ELABORAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOMÁTICA, TEATRO, DISSIDÊNCIA DE GÊNERO, SEXUALIDADE, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA22_ID1603_01112019214208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DE MELO DRAPALA"
    "autor_nome_curto" => "LILI DRAPALA"
    "autor_email" => "drapala_lili@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64099
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 1603
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SOMÁTICA COMO ALIADA NO CUIDADO INTEGRAL DE PESSOAS EXPERIENCIANDO DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO"
    "resumo" => "NO PERÍODO DE JULHO/2017 A JULHO/2018 FOI DESENVOLVIDA NA UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO A PESQUISA PIBIC “PEDAGOGIA DO CORPO CRIADOR (OU TEATRO SOMÁTICO)” COM TRÊS SUBDIVISÕES; AQUI, DETIVEMO-NOS AO RECORTE DA APLICABILIDADE NO CAMPO DA SAÚDE. ASSIM, A ALUNA DO CURSO DE TEATRO LICENCIATURA FEZ PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÕES TEMÁTICAS DE MODO A ANGARIAR COMPREENSÕES ACERCA DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS, TRAVESTIS, OU AINDA, QUE SE ENTENDESSEM E/OU VIVENCIASSEM (N)AS “DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO”. DESTACA-SE A URGENTE E NECESSÁRIA CRESCENTE VISIBILIZAÇÃO DA AGENDA POLÍTICA PELA GARANTIA DE DIREITO DA POPULAÇÃO JÁ MENCIONADA. AINDA ASSIM, PERCEBE-SE ESCASSEZ OU FRÁGIL SISTEMATIZAÇÃO DE MODOS DE ATENÇÃO E CUIDADO À MESMA, BEM COMO A FRONTEIRA MUITO PRÓXIMA DOS ESTUDOS DE GÊNERO E AS INUMERÁVEIS DISCUSSÕES ACERCA DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL EM DIÁLOGO CONSTANTE COM O(S) FAZER(ES) ARTÍSTICO(S). VISLUMBROU-SE CAMPO FÉRTIL PARA O QUE NOMEOU-SE AO FINAL DO REFERIDO CICLO DE PESQUISA: “TÉCNICA SOMÁTICA PARA A SAÚDE - INTERFACES DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA COM TÉCNICA KLAUSS VIANNA PARA QUESTÕES DE SAÚDE INTEGRAL E CIDADANIA PARA PESSOAS TRANS”. CUMULANDO REFLEXÕES SOBRE O GRANDE GUARDA-CHUVA DE TÉCNICAS COMPOSITORAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USANDO COMO BALIZA A TÉCNICA BRASILEIRA KLAUSS VIANA, AGRUPARAM-SE PISTAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, O MANEJO TERAPÊUTICO DIRETO E/OU INDIRETO E A POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO CRIATIVO DE SI MESMAS(OS). FORAM PRODUZIDOS RELATÓRIOS SEMESTRAIS DE PESQUISA; ARTIGO CIENTÍFICO A SER PUBLICADO EM REVISTAS OFICIAIS; E TRADUÇÃO DE ARTIGO SOBRE “SOMÁTICA SOCIAL” DE JILL GREEN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: CORPOS E SEXUALIDADES MÚLTIPLAS: (RE)SIGNIFICAÇÕES, (RE)ELABORAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOMÁTICA, TEATRO, DISSIDÊNCIA DE GÊNERO, SEXUALIDADE, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA22_ID1603_01112019214208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DE MELO DRAPALA"
    "autor_nome_curto" => "LILI DRAPALA"
    "autor_email" => "drapala_lili@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

NO PERÍODO DE JULHO/2017 A JULHO/2018 FOI DESENVOLVIDA NA UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO A PESQUISA PIBIC “PEDAGOGIA DO CORPO CRIADOR (OU TEATRO SOMÁTICO)” COM TRÊS SUBDIVISÕES; AQUI, DETIVEMO-NOS AO RECORTE DA APLICABILIDADE NO CAMPO DA SAÚDE. ASSIM, A ALUNA DO CURSO DE TEATRO LICENCIATURA FEZ PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÕES TEMÁTICAS DE MODO A ANGARIAR COMPREENSÕES ACERCA DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS, TRAVESTIS, OU AINDA, QUE SE ENTENDESSEM E/OU VIVENCIASSEM (N)AS “DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO”. DESTACA-SE A URGENTE E NECESSÁRIA CRESCENTE VISIBILIZAÇÃO DA AGENDA POLÍTICA PELA GARANTIA DE DIREITO DA POPULAÇÃO JÁ MENCIONADA. AINDA ASSIM, PERCEBE-SE ESCASSEZ OU FRÁGIL SISTEMATIZAÇÃO DE MODOS DE ATENÇÃO E CUIDADO À MESMA, BEM COMO A FRONTEIRA MUITO PRÓXIMA DOS ESTUDOS DE GÊNERO E AS INUMERÁVEIS DISCUSSÕES ACERCA DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL EM DIÁLOGO CONSTANTE COM O(S) FAZER(ES) ARTÍSTICO(S). VISLUMBROU-SE CAMPO FÉRTIL PARA O QUE NOMEOU-SE AO FINAL DO REFERIDO CICLO DE PESQUISA: “TÉCNICA SOMÁTICA PARA A SAÚDE - INTERFACES DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA COM TÉCNICA KLAUSS VIANNA PARA QUESTÕES DE SAÚDE INTEGRAL E CIDADANIA PARA PESSOAS TRANS”. CUMULANDO REFLEXÕES SOBRE O GRANDE GUARDA-CHUVA DE TÉCNICAS COMPOSITORAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USANDO COMO BALIZA A TÉCNICA BRASILEIRA KLAUSS VIANA, AGRUPARAM-SE PISTAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, O MANEJO TERAPÊUTICO DIRETO E/OU INDIRETO E A POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO CRIATIVO DE SI MESMAS(OS). FORAM PRODUZIDOS RELATÓRIOS SEMESTRAIS DE PESQUISA; ARTIGO CIENTÍFICO A SER PUBLICADO EM REVISTAS OFICIAIS; E TRADUÇÃO DE ARTIGO SOBRE “SOMÁTICA SOCIAL” DE JILL GREEN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.