O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO SOCIALIZAR, EM LINHAS GERAIS, REFLEXÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DE OFICINAS E DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS BUSQUEI ENTENDER COMO ESSAS RELAÇÕES VÊM SENDO TRABALHADAS NAS ESCOLAS, E SE FAVORECE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESSE ESTUDO TEM INTERESSE DE ALCANÇAR UMA REFLEXÃO A CERCA DESSAS PROBLEMÁTICAS QUE NORTEIAM O AMBIENTE. ESSE TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMARAGIBE-PE COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, NO PERÍODO DE DOIS MESES. PASSANDO EM SEGUIDA A REFLETIR O QUE É GÊNERO, SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCREVEMOS AS ATIVIDADES, REALIZADAS EM SALA COM OS ALUNOS, AVALIANDO DESSA FORMA A APRENDIZAGEM DOS MESMOS. ATUALMENTE NO BRASIL, A ORIENTAÇÃO SEXUAL DEVE SER TRATADA NAS ESCOLAS COMO TEMA TRANSVERSAL (BRASIL, 1998), CUJA FINALIDADE É JUSTAMENTE TRANSMITIR INFORMAÇÕES E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE, INCLUINDO POSTURAS, CRENÇAS, TABUS E VALORES A ELA ASSOCIADOS. DESSE ESTUDO E DE OUTROS/AS, NÃO ESCAPA AOS SETORES CONSERVADORES CARÁTER ESPAÇOS EM QUE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL POSSA SER DESENVOLVIDA. COMO CONCLUSÕES CONSIDEROU-SE QUE ESSES COMPÕEM A PRÁTICA EDUCACIONAL, PORTANTO, O DEBATE É EM PROL DA NÃO PERPETUAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS QUE GERAM SITUAÇÕES NEGATIVAS ENTRE HOMENS E MULHERES. ESTE TRABALHO É RESULTADO DE DOIS MESES DE CONVIVÊNCIAS COM ESSES JOVENS ONDE PUDERAM RELATAR SUAS EXPERIÊNCIAS, SEUS MEDOS E SEUS SONHOS. E SEI QUE PUDE CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA PARA FORMAÇÃO DESSES JOVENS. CONTUDO, OBSERVA-SE QUE TAIS ATIVIDADES NÃO ATINGEM, POSSIVELMENTE PELA FORMA QUE SÃO DESENVOLVIDAS, UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS JOVENS, O QUE ESTÁ DE ACORDO COM AS IMPRESSÕES DE ( LIMA,2012) SOBRE A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL QUE SÃO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NÃO CABE, ENTRETANTO, SOMENTE À ESCOLA A TAREFA DE EDUCAR SOBRE AS MUDANÇAS NO CORPO E NO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE A ADOLESCÊNCIA, MAS PRIORITARIAMENTE, À FAMÍLIA, CONFORME DEFENDE DOCUMENTO OFICIAL (BRASIL, 1998), UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO AMPLO QUE ABRANGE OS PROCESSOS FORMATIVOS QUE SE DESENVOLVEM NA VIDA FAMILIAR, NA CONVIVÊNCIA HUMANA, NO TRABALHO, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E NAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, ASSIM COMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA (BRASIL, 1996).