O CORRER DO SÉCULO XIX MARCA PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E ARTÍSTICAS NO OCIDENTE. CONCOMITANTE AO SURGIMENTO DOS ESTADOS-NAÇÕES, A CONSOLIDAÇÃO DA BURGUESIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO CAPITALISMO, PRINCIPALMENTE, EMERGE UMA NOVA COMPREENSÃO DE MASCULINO E MASCULINIDADE QUE RESULTA, NÃO APENAS, EM NOVOS PAPÉIS E FUNÇÕES SOCIAIS PARA O MASCULINO, MAS TAMBÉM, EM POSSIBILIDADES OUTRAS DE REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DESSES INDIVÍDUOS E SEUS CORPOS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTA COMUNICAÇÃO É APRESENTAR ALGUMAS POSSIBILIDADES DE LEITURA PARA O ROMANCE CASA DE PENSÃO (1884), DE ALUÍSIO AZEVEDO E O QUADRO O DERRUBADOR BRASILEIRO (1879), DE ALMEIDA JUNIOR TENDO COMO PONTO DE RELAÇÃO A REPRESENTAÇÃO DOS CORPOS MASCULINOS PRESENTES NESTAS OBRAS E ESTES COM O DISCURSO SOBRE A NAÇÃO.