Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ABORDAGEM INICIAL DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DOMÉSTICA, MULHER, TRABALHO Comunicação Oral (CO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
0 of 0
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64000 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ABORDAGEM INICIAL DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER." "resumo" => "A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS QUE GRADATIVAMENTE SEDE ESPAÇA À PARTICIPAÇÃO FEMININA. NESTE SENTIDO TORNA-SE RELEVANTE VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO, PERMITINDO MAIOR VISIBILIDADE DO TRABALHO DA MULHER NO SÉCULO XIX. OS ESTUDOS LIGADOS AS MULHERES TÊM SE DESENVOLVIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O QUE PROPICIA UM OLHAR MAIS AMPLO SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, PERCEPÇÕES E CONSTRUÇÕES DENTRO DA SOCIEDADE. TENDO COMO LÓCUS PRIVILEGIADO A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PRETENDE-SE FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO QUE OCORRIA DENTRO DO ESPAÇO PRIVADO, ATRAVÉS DE PRECEPTORIA OU COMO PROFESSORAS PARTICULARES.A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DOMÉSTICA, MULHER, TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID1293_07102019155333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE PEREIRA MÉRIDA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE MÉRIDA" "autor_email" => "alexandremerida@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64000 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ABORDAGEM INICIAL DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER." "resumo" => "A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS QUE GRADATIVAMENTE SEDE ESPAÇA À PARTICIPAÇÃO FEMININA. NESTE SENTIDO TORNA-SE RELEVANTE VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO, PERMITINDO MAIOR VISIBILIDADE DO TRABALHO DA MULHER NO SÉCULO XIX. OS ESTUDOS LIGADOS AS MULHERES TÊM SE DESENVOLVIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O QUE PROPICIA UM OLHAR MAIS AMPLO SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, PERCEPÇÕES E CONSTRUÇÕES DENTRO DA SOCIEDADE. TENDO COMO LÓCUS PRIVILEGIADO A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PRETENDE-SE FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO QUE OCORRIA DENTRO DO ESPAÇO PRIVADO, ATRAVÉS DE PRECEPTORIA OU COMO PROFESSORAS PARTICULARES.A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DOMÉSTICA, MULHER, TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID1293_07102019155333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE PEREIRA MÉRIDA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE MÉRIDA" "autor_email" => "alexandremerida@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS QUE GRADATIVAMENTE SEDE ESPAÇA À PARTICIPAÇÃO FEMININA. NESTE SENTIDO TORNA-SE RELEVANTE VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO, PERMITINDO MAIOR VISIBILIDADE DO TRABALHO DA MULHER NO SÉCULO XIX. OS ESTUDOS LIGADOS AS MULHERES TÊM SE DESENVOLVIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O QUE PROPICIA UM OLHAR MAIS AMPLO SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, PERCEPÇÕES E CONSTRUÇÕES DENTRO DA SOCIEDADE. TENDO COMO LÓCUS PRIVILEGIADO A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PRETENDE-SE FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO QUE OCORRIA DENTRO DO ESPAÇO PRIVADO, ATRAVÉS DE PRECEPTORIA OU COMO PROFESSORAS PARTICULARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.