A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA FOI USADA AO LONGO DO SÉCULO XIX COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PRIVILEGIADA NAS FAMÍLIAS DE ELITE, SENDO PRIMEIRAMENTE DOMÍNIO MASCULINO, MAS QUE GRADATIVAMENTE SEDE ESPAÇA À PARTICIPAÇÃO FEMININA. NESTE SENTIDO TORNA-SE RELEVANTE VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO, PERMITINDO MAIOR VISIBILIDADE DO TRABALHO DA MULHER NO SÉCULO XIX. OS ESTUDOS LIGADOS AS MULHERES TÊM SE DESENVOLVIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O QUE PROPICIA UM OLHAR MAIS AMPLO SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, PERCEPÇÕES E CONSTRUÇÕES DENTRO DA SOCIEDADE. TENDO COMO LÓCUS PRIVILEGIADO A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PRETENDE-SE FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO QUE OCORRIA DENTRO DO ESPAÇO PRIVADO, ATRAVÉS DE PRECEPTORIA OU COMO PROFESSORAS PARTICULARES.