Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) COM ENFOQUE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Palavra-chaves: NOVO ENSINO MÉDIO, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62833
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 5660
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) COM ENFOQUE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "DADA SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EVOCA A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, MAS TAMBÉM DISPÕE DE RECURSOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL PARA OS JOVENS ESTUDANTES. COM EFEITO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA REFORMA PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VALENDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO AUTOR COMO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E RESGATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COMO ESTUDANTE DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO. ESTE TRABALHO EMERGIU DA PREOCUPAÇÃO COM A DISCIPLINA E A SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO, POIS SOFRE DESDE O INÍCIO DO SÉCULO PASSADO COM, ORA PERMISSÃO, ORA PROIBIÇÃO DA VIGÊNCIA DA DISCIPLINA NOS CURRÍCULOS. OUTRO PONTO É PENSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) E A SUA RELAÇÃO COM ENSINO DE SOCIOLOGIA. EM TEMPOS COMO ESTE NO QUAL INTERESSES NEOLIBERAIS E CAPITALISTAS APROFUNDAM MODIFICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA, TORNA-SE IMPORTANTE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA PLURAL DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE CURRICULAR. PARA ISSO, UTILIZA-SE NESTE TRABALHO UMA ANÁLISE COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENSÃO ABRANGENTE DO FENÔMENO, ALÉM DE RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA COMPREENSÃO MAIS SINGULAR DOS ACHADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "NOVO ENSINO MÉDIO, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID5660_03102019175301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFFERSON TEIXEIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO JEFFERSON"
    "autor_email" => "sousa.jefferson@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62833
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 5660
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) COM ENFOQUE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "DADA SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EVOCA A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, MAS TAMBÉM DISPÕE DE RECURSOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL PARA OS JOVENS ESTUDANTES. COM EFEITO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA REFORMA PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VALENDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO AUTOR COMO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E RESGATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COMO ESTUDANTE DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO. ESTE TRABALHO EMERGIU DA PREOCUPAÇÃO COM A DISCIPLINA E A SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO, POIS SOFRE DESDE O INÍCIO DO SÉCULO PASSADO COM, ORA PERMISSÃO, ORA PROIBIÇÃO DA VIGÊNCIA DA DISCIPLINA NOS CURRÍCULOS. OUTRO PONTO É PENSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) E A SUA RELAÇÃO COM ENSINO DE SOCIOLOGIA. EM TEMPOS COMO ESTE NO QUAL INTERESSES NEOLIBERAIS E CAPITALISTAS APROFUNDAM MODIFICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA, TORNA-SE IMPORTANTE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA PLURAL DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE CURRICULAR. PARA ISSO, UTILIZA-SE NESTE TRABALHO UMA ANÁLISE COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENSÃO ABRANGENTE DO FENÔMENO, ALÉM DE RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA COMPREENSÃO MAIS SINGULAR DOS ACHADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "NOVO ENSINO MÉDIO, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID5660_03102019175301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFFERSON TEIXEIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO JEFFERSON"
    "autor_email" => "sousa.jefferson@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DADA SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EVOCA A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, MAS TAMBÉM DISPÕE DE RECURSOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL PARA OS JOVENS ESTUDANTES. COM EFEITO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA REFORMA PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VALENDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO AUTOR COMO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E RESGATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COMO ESTUDANTE DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO. ESTE TRABALHO EMERGIU DA PREOCUPAÇÃO COM A DISCIPLINA E A SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO, POIS SOFRE DESDE O INÍCIO DO SÉCULO PASSADO COM, ORA PERMISSÃO, ORA PROIBIÇÃO DA VIGÊNCIA DA DISCIPLINA NOS CURRÍCULOS. OUTRO PONTO É PENSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) E A SUA RELAÇÃO COM ENSINO DE SOCIOLOGIA. EM TEMPOS COMO ESTE NO QUAL INTERESSES NEOLIBERAIS E CAPITALISTAS APROFUNDAM MODIFICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA, TORNA-SE IMPORTANTE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA PLURAL DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE CURRICULAR. PARA ISSO, UTILIZA-SE NESTE TRABALHO UMA ANÁLISE COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENSÃO ABRANGENTE DO FENÔMENO, ALÉM DE RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA COMPREENSÃO MAIS SINGULAR DOS ACHADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.