GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60643 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4991 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9753_29092019140516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDO SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO" "autor_email" => "difadias@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60643 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4991 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9753_29092019140516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDO SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO" "autor_email" => "difadias@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }