Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA

Palavra-chaves: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60643
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4991
    "inscrito_id" => 9753
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9753_29092019140516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDO SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO"
    "autor_email" => "difadias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60643
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4991
    "inscrito_id" => 9753
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE LEITURA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9753_29092019140516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDO SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO"
    "autor_email" => "difadias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.