OLIVEIRA, Meiry Lúcia Meneses De Sousa et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60460>. Acesso em: 23/12/2024 05:01
PARA REALIZAR ESSE TRABALHO, FEZ-SE NECESSÁRIO ESTUDAR A RESPEITO DO ÊXITO ESCOLAR DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NOS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A APLICAÇÃO DE PROJETOS EM ESCOLAS PÚBLICAS; COMO TAMBÉM IDENTIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ÊXITO ESCOLAR DOS ALUNOS DOS NONOS ANOS NO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. QUANTO AO DEBATE METODOLÓGICO DESTA PESQUISA, OPTOU-SE POR UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, À LUZ DOS ESTUDOS SOBRE AS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS E A PRODUÇÃO DE PROJETOS, SEGUINDO LEITURAS DE AUTORES COMO FREIRE (2005), GASPARIN (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE O ÊXITO ESCOLAR PERPASSA POR VÁRIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DENTRE ELAS, PODE-SE DESTACAR O PROJETO A CAMINHO DO IF. EM RELAÇÃO A TODO O PROCESSO EDUCATIVO, A PESQUISA PERMITIU COMPREENDER QUE O FAZER DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR É UM ENTRELACE DAS BASES QUE COMPÕE A SOCIEDADE, TORNANDO TODOS OS INDIVÍDUOS SUJEITOS EM PERMANENTE APRENDIZAGEM POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS. A PROPOSTA DO TRABALHO, REVELOU MAIS QUE O ESPERADO, UMA VEZ QUE AMPLIOU BASTANTE O INTERESSE PELO TEMA E CONDUZIU À NOVOS OLHARES DECORRENTES DA AMPLITUDE DO TEMA ÊXITO ESCOLAR. DENTRO DOS PARÂMENTROS SOCIAIS NA ATUALIDADE E EM TERMOS DE SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR, TUDO DEVE-SE PARTIR DO CONTEXTO SOCIAL, NESTE CASO DA PESQUISA, DA ESCOLA PÚBLICA.