ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR O PAPEL DOS GESTORES ESCOLARES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA – CE, ATRAVÉS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE OCORRIDO NO PERÍODO DE 2016 A 2018. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO EM FASE DE DESENVOLVIMENTO EM DOZE (12) ESCOLAS MUNICIPAIS, SENDO UTILIZADOS COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS GESTORES E UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES. PARA A ANÁLISE DOS DADOS RECORRER-SE-Á AOS ESTUDOS DE BARDIN (1977) E AO SOFTWARE ATLAS TI. O ARCABOUÇO TEÓRICO ENCONTRA-SE DELIMITADO EM ESTUDIOSOS E PESQUISAS VINCULADAS À AVALIAÇÃO DOCENTE. AS DISCUSSÕES E REFLEXÕES ESTARÃO VOLTADAS PARA AS DIMENSÕES SOMATIVA E FORMATIVA DA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES E PARA A NECESSIDADE DE SE APRIMORAR O ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO DOS EDUCADORES POR PARTE DOS GESTORES ESCOLARES. NO TOCANTE AOS RESULTADOS, DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DE APONTAR OS ACHADOS DESTE ESTUDO, UMA VEZ QUE SE ENCONTRA EM NA FASE DE COLETA DE INFORMAÇÕES, É POSSÍVEL AFIRMAR - TENDO EM VISTA A RELEVÂNCIA DO MACROTEMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE - QUE SE FAZ NECESSÁRIO AMPLIAR O DEBATE SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES VINCULADOS À EDUCAÇÃO BÁSICA TOMANDO AS AVALIAÇÕES PRATICADAS DURANTES OS ESTÁGIOS PROBATÓRIOS DOS EDUCADORES COMO VETORES PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA. É PRECISO APOIAR O PROFESSOR INICIANTE QUE TORNA-SE OBJETO DA AVALIAÇÃO, MAS, URGE, SOBREMANEIRA, PREPARAR O GESTOR ESCOLAR – EDUCADOR QUE NA CONDIÇÃO DE CHEFE IMEDIATO - PRECISARÁ ATUAR COMO AVALIADOR DE SEUS PARES.