ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR DOIS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS DE MARACANAÚ, LICENCIANDOS DE QUÍMICA E MEMBROS DO GRUPO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE APÓS ESTUDOS SOBRE A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL, E AGUÇADOS PELA CURIOSIDADE DE CONHECEREM AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, REALIZARAM O PRESENTE ESTUDO. OS QUESTIONAMENTOS SURGIRAM: SERÁ QUE OS PROFESSORES CONHECEM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? APLICAM SEM TEREM NOÇÃO QUE EXISTE UMA TEORIA EMBASANDO SUAS PRÁTICAS? BUSCOU-SE CONHECER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO À TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SOBRETUDO, QUESTIONAR SE OS PROFESSORES APLICAVAM ALGUMA TEORIA EM SUAS PRÁTICAS, EMBORA NÃO PERCEBESSEM. FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E FOI REALIZADO COM QUATRO DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ (CE). INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA CARACTERIZAÇÃO QUANTO À FORMAÇÃO E TEMPO DE MAGISTÉRIO DOS PROFESSORES E QUADRO CONTENDO ASSERTIVAS SOBRE A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. CONCLUIU-SE QUE OS PRECEITOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NÃO SÃO DE DOMÍNIO DOS PROFESSORES. A PESQUISA DEMONSTROU TAMBÉM QUE OS PROFESSORES ENTENDEM QUE DEVEM CONSIDERAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, MAS NÃO CONHECEM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.