Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA: JOGOS ADAPTADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: DOMINÓ, JOGOS ADAPTADOS, RECURSOS PEDAGÓGICOS, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62360
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2233
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA: JOGOS ADAPTADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA DOS ESTUDANTES EM FÍSICA É NOTÁVEL O DESAPREÇO POR ESSA DISCIPLINA CAUSADO, EM ALGUNS CASOS, POR UMA AULA DESCONTEXTUALIZADA, MATEMATIZADA E TRANSMITIDA DE FORMA MECÂNICA, ONDE O ESTUDANTE CONCLUI O ENSINO MÉDIO SEM DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS PRECONIZADAS PELOS PCN. O PRESENTE TRABALHO É UMA SÍNTESE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO E APLICADO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE RELATOS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTE JOGO CORRESPONDE A UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ CONVENCIONAL, ALTERANDO OS NÚMEROS POR FÓRMULAS E CONCEITOS DE TERMOMETRIA. A FINALIDADE DESTA INSTRUMENTAÇÃO LÚDICA É O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM ENSINO SIGNIFICATIVO E DIFERENCIADO DA ROTINA MECANICISTA QUE SÃO AS AULAS DE FÍSICA DE MUITOS PROFESSORES. A UTILIZAÇÃO DESTE JOGO ADAPTADO MOSTROU-SE SER MUITO EFICIENTE DESDE QUE O EDUCADOR TENHA ELABORADO E PREPARADO ESTE RECURSO PEDAGÓGICO PREVIAMENTE ANTES DE SER APLICADO. OS RESULTADOS COMPARATIVOS POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA DESCORTINOU UMA GRANDE FERRAMENTA DISPONÍVEL PARA OS EDUCADORES ONDE, EM LINHAS GERAIS, OS ESTUDANTES TIVERAM MAIOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PELA FACILIDADE NA ASSIMILAÇÃO DAS FÓRMULAS E CONCEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOMINÓ, JOGOS ADAPTADOS, RECURSOS PEDAGÓGICOS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID8603_04112019171838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDO MESQUITA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "BRENDO"
    "autor_email" => "brendo.mesquita@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62360
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2233
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA: JOGOS ADAPTADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA DOS ESTUDANTES EM FÍSICA É NOTÁVEL O DESAPREÇO POR ESSA DISCIPLINA CAUSADO, EM ALGUNS CASOS, POR UMA AULA DESCONTEXTUALIZADA, MATEMATIZADA E TRANSMITIDA DE FORMA MECÂNICA, ONDE O ESTUDANTE CONCLUI O ENSINO MÉDIO SEM DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS PRECONIZADAS PELOS PCN. O PRESENTE TRABALHO É UMA SÍNTESE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO E APLICADO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE RELATOS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTE JOGO CORRESPONDE A UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ CONVENCIONAL, ALTERANDO OS NÚMEROS POR FÓRMULAS E CONCEITOS DE TERMOMETRIA. A FINALIDADE DESTA INSTRUMENTAÇÃO LÚDICA É O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM ENSINO SIGNIFICATIVO E DIFERENCIADO DA ROTINA MECANICISTA QUE SÃO AS AULAS DE FÍSICA DE MUITOS PROFESSORES. A UTILIZAÇÃO DESTE JOGO ADAPTADO MOSTROU-SE SER MUITO EFICIENTE DESDE QUE O EDUCADOR TENHA ELABORADO E PREPARADO ESTE RECURSO PEDAGÓGICO PREVIAMENTE ANTES DE SER APLICADO. OS RESULTADOS COMPARATIVOS POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA DESCORTINOU UMA GRANDE FERRAMENTA DISPONÍVEL PARA OS EDUCADORES ONDE, EM LINHAS GERAIS, OS ESTUDANTES TIVERAM MAIOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PELA FACILIDADE NA ASSIMILAÇÃO DAS FÓRMULAS E CONCEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOMINÓ, JOGOS ADAPTADOS, RECURSOS PEDAGÓGICOS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID8603_04112019171838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDO MESQUITA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "BRENDO"
    "autor_email" => "brendo.mesquita@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DURANTE A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA DOS ESTUDANTES EM FÍSICA É NOTÁVEL O DESAPREÇO POR ESSA DISCIPLINA CAUSADO, EM ALGUNS CASOS, POR UMA AULA DESCONTEXTUALIZADA, MATEMATIZADA E TRANSMITIDA DE FORMA MECÂNICA, ONDE O ESTUDANTE CONCLUI O ENSINO MÉDIO SEM DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS PRECONIZADAS PELOS PCN. O PRESENTE TRABALHO É UMA SÍNTESE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO E APLICADO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE RELATOS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTE JOGO CORRESPONDE A UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ CONVENCIONAL, ALTERANDO OS NÚMEROS POR FÓRMULAS E CONCEITOS DE TERMOMETRIA. A FINALIDADE DESTA INSTRUMENTAÇÃO LÚDICA É O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM ENSINO SIGNIFICATIVO E DIFERENCIADO DA ROTINA MECANICISTA QUE SÃO AS AULAS DE FÍSICA DE MUITOS PROFESSORES. A UTILIZAÇÃO DESTE JOGO ADAPTADO MOSTROU-SE SER MUITO EFICIENTE DESDE QUE O EDUCADOR TENHA ELABORADO E PREPARADO ESTE RECURSO PEDAGÓGICO PREVIAMENTE ANTES DE SER APLICADO. OS RESULTADOS COMPARATIVOS POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA DESCORTINOU UMA GRANDE FERRAMENTA DISPONÍVEL PARA OS EDUCADORES ONDE, EM LINHAS GERAIS, OS ESTUDANTES TIVERAM MAIOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PELA FACILIDADE NA ASSIMILAÇÃO DAS FÓRMULAS E CONCEITOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.