A INTERNET FAVORECEU A INÚMERAS MUDANÇAS PARA A SOCIEDADE, COMO A POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADORES, CRIAM-SE NOVAS FORMAS DE CONVERSAÇÃO, NOVAS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM. COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS SE FORMAM AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS QUE PERMITEM A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTENSA, SEM A NECESSIDADE DE CONTATO FÍSICO OU INTERAÇÃO AO VIVO. O USO CONTÍNUO E EXCESSIVO DESSAS REDES INTERFERE EM DIVERSOS ASPECTOS DO COMPORTAMENTO HUMANO, JÁ QUE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO INDIVÍDUO. TAIS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DO ESTRESSE E O APARECIMENTO DE NOVAS SÍNDROMES TECNOLÓGICAS. ENTRETANTO, AS REDES SOCIAIS PODEM SER UTILIZADAS COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM, COM INÚMERAS POSSIBILIDADES DE TROCA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS DE FORMA COLABORATIVA, PERSONALIZADA, ATIVA. ESTE ARTIGO RESULTANTE DE UM LEVANTAMENTO DESCRITIVO COM ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADE DO MARANHÃO TRATA SOBRE, AS FINALIDADES E EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DAS REDES SOCIAIS EM VIRTUDE DAS SÍNDROMES CAUSADAS PELO USO EXCESSIVO DAS MÍDIAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ACADÊMICOS UTILIZAM COMO PRINCIPAIS REDES SOCIAIS, O INSTAGRAM E O FACEBOOK, COM FREQUÊNCIA DIÁRIA, PARA ACESSAR INFORMAÇÕES GERAIS, ENTRETENIMENTO, RELAÇÕES PESSOAIS, TRABALHOS E POUCO EM ATIVIDADES ACADÊMICAS. OS ALUNOS DESCREVERAM QUE SENTEM BEM-ESTAR, PRAZER, ALEGRIA QUANDO ACESSAM AS REDES SOCIAIS, PORÉM, SENTEM ANSIEDADE QUANDO NÃO AS UTILIZAM. PORTANTO, CONSIDERAM-SE DEPENDENTES DE TAIS REDES SOCIAIS VIRTUAIS.