A PRÁXIS ECOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO MAIOR LABORATÓRIO NATURAL DO MUNDO, A FLORESTA AMAZÔNICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58722 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2440 "inscrito_id" => 10293 "titulo" => "A PRÁXIS ECOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO MAIOR LABORATÓRIO NATURAL DO MUNDO, A FLORESTA AMAZÔNICA" "resumo" => "O CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA VISA ESTABELECER O PRIMEIRO CONTATO COM OS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DAS DEMAIS FORÇAS ARMADAS, FORÇAS AUXILIARES, ORIENTANDO-OS QUANTO À SUA PREPARAÇÃO INTELECTUAL, FÍSICA, PSICOLÓGICA, MATERIAL E ADMINISTRATIVA PARA O CURSO. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIENCIAS VIVENCIADAS DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA GERAL E DA AMAZÔNICA NO ALTO SOLIMÕES. A PRÁTICA ACONTECEU NO MÊS DE MARÇO, NOS ANOS DE 2013 A 2018, NO QUAL FOI UTILIZADA A PESQUISA DE CAMPO, E COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO, CADERNO DE CAMPO E REGISTRO FOTOGRÁFICO, O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS DO CURSO CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA. É CULTURA DOS POVOS AMAZÔNICOS A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, ESTAS POR SUA VEZ, POSSUEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, SEU USO COMO RECURSO TERAPÊUTICO TEM CRESCIDO E SE DIVERSIFICADO COM O PASSAR DOS TEMPOS, DESDE AS MANEIRAS MAIS SIMPLES DE TRATAMENTO EM AMBIENTE DOMÉSTICO, ATÉ PELAS TECNOLOGIAS REFINADAS DE FABRICAÇÃO INDUSTRIAL DA ATUALIDADE. NO PERÍODO DE 2013 A 2018 UM TOTAL DE 79 ACADÊMICOS DA UFAM PARTICIPARAM DESTAS ATIVIDADES. ALÉM DISSO, OS ALUNOS APRENDERAM SOBRE A MEDICINA NATURAL UTILIZADA POR POVOS DA AMAZÔNIA. COM A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA, É POSSÍVEL REVER CONCEITOS DA ECOLOGIA PARA COMPREENSÃO DAS PECULIARIDADES PRÓPRIAS DO BIOMA AMAZÔNIA. CONSIDERA-SE QUE A ECOLOGIA FORNECE SUBSÍDIOS CONCEITUAIS PARA BUSCAR A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS NATURAIS, ESTES CONCEITOS PODEM FUNDAMENTAR AS PRÁTICAS SOCIAIS E A INTEGRAÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AMAZÔNIA, FRONTEIRA, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID10293_19082019143836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ ANNA" "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58722 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2440 "inscrito_id" => 10293 "titulo" => "A PRÁXIS ECOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO MAIOR LABORATÓRIO NATURAL DO MUNDO, A FLORESTA AMAZÔNICA" "resumo" => "O CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA VISA ESTABELECER O PRIMEIRO CONTATO COM OS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DAS DEMAIS FORÇAS ARMADAS, FORÇAS AUXILIARES, ORIENTANDO-OS QUANTO À SUA PREPARAÇÃO INTELECTUAL, FÍSICA, PSICOLÓGICA, MATERIAL E ADMINISTRATIVA PARA O CURSO. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIENCIAS VIVENCIADAS DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA GERAL E DA AMAZÔNICA NO ALTO SOLIMÕES. A PRÁTICA ACONTECEU NO MÊS DE MARÇO, NOS ANOS DE 2013 A 2018, NO QUAL FOI UTILIZADA A PESQUISA DE CAMPO, E COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO, CADERNO DE CAMPO E REGISTRO FOTOGRÁFICO, O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS DO CURSO CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA. É CULTURA DOS POVOS AMAZÔNICOS A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, ESTAS POR SUA VEZ, POSSUEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, SEU USO COMO RECURSO TERAPÊUTICO TEM CRESCIDO E SE DIVERSIFICADO COM O PASSAR DOS TEMPOS, DESDE AS MANEIRAS MAIS SIMPLES DE TRATAMENTO EM AMBIENTE DOMÉSTICO, ATÉ PELAS TECNOLOGIAS REFINADAS DE FABRICAÇÃO INDUSTRIAL DA ATUALIDADE. NO PERÍODO DE 2013 A 2018 UM TOTAL DE 79 ACADÊMICOS DA UFAM PARTICIPARAM DESTAS ATIVIDADES. ALÉM DISSO, OS ALUNOS APRENDERAM SOBRE A MEDICINA NATURAL UTILIZADA POR POVOS DA AMAZÔNIA. COM A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA, É POSSÍVEL REVER CONCEITOS DA ECOLOGIA PARA COMPREENSÃO DAS PECULIARIDADES PRÓPRIAS DO BIOMA AMAZÔNIA. CONSIDERA-SE QUE A ECOLOGIA FORNECE SUBSÍDIOS CONCEITUAIS PARA BUSCAR A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS NATURAIS, ESTES CONCEITOS PODEM FUNDAMENTAR AS PRÁTICAS SOCIAIS E A INTEGRAÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AMAZÔNIA, FRONTEIRA, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID10293_19082019143836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ ANNA" "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }