A PERCEPÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO, DA UFC, ACERCA DA ADEQUAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO TABALHADOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58677 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 13650 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO, DA UFC, ACERCA DA ADEQUAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO TABALHADOR" "resumo" => "HÁ ALGUNS ANOS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS TÊM RECEBIDO UM PÚBLICO MUITO DIFERENTE DAQUELE QUE COSTUMAVAM RECEBER. OS ALUNOS PERTENCENTES À CLASSE TRABALHADORA ESTÃO ASSUMINDO SEUS LUGARES NAS FACULDADES E UNIVERSIDADES, INICIANDO, COM ISSO, UM PROCESSO DE ROMPIMENTO DE UMA TRADIÇÃO ELITISTA. TENDO EM VISTA A NOVA CONFIGURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO ÀS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DE SEU NOVO PÚBLICO, CONSIDERAMOS RELEVANTE COMPREENDERMOS ATÉ QUE PONTO O PROFESSOR, AO PLANEJAR SUAS AULAS, TEM SIDO INCLUSIVO E TEM LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO NO QUAL ESTÃO INSERIDOS OS SEUS ALUNOS. DESSE MODO, ESTE TRABALHO SE PROPÕE A VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DA UFC QUANTO AO PLANEJAMENTO DE SEUS PROFESSORES NO QUE TANGE À ADEQUAÇÃO DESTE À SUA REALIDADE DE TRABALHADORES-ESTUDANTES. PARA ISSO, UTILIZAMOS UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE PERPASSA A LEGISLAÇÃO QUE REGE OS DIREITOS DO TRABALHADOR-ESTUDANTE (LEI Nº 7/2009), A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE COMIN; BARBOSA (2011), CARVALHAL (2009) E ALMEIDA (1998) E SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE COM LIBÂNEO (2001;2003). NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COMO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, NA VISÃO DOS ESTUDANTES AQUI PESQUISADOS, O PLANEJAMENTO DOCENTE NÃO É INCLUSIVO NO QUE SE REFERE ÀS ESPECIFICIDADES DO TRABALHADOR-ESTUDANTE. OS DESDOBRAMENTOS ACERCA DESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO SERÃO ABORDADOS A SEGUIR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TRABALHADORES-ESTUDANTES, PLANEJAMENTO DOCENTE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13650_28092019085026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOISILANE MARQUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "JOI DUARTE" "autor_email" => "joidarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58677 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 13650 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO, DA UFC, ACERCA DA ADEQUAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE ÀS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO TABALHADOR" "resumo" => "HÁ ALGUNS ANOS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS TÊM RECEBIDO UM PÚBLICO MUITO DIFERENTE DAQUELE QUE COSTUMAVAM RECEBER. OS ALUNOS PERTENCENTES À CLASSE TRABALHADORA ESTÃO ASSUMINDO SEUS LUGARES NAS FACULDADES E UNIVERSIDADES, INICIANDO, COM ISSO, UM PROCESSO DE ROMPIMENTO DE UMA TRADIÇÃO ELITISTA. TENDO EM VISTA A NOVA CONFIGURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO ÀS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DE SEU NOVO PÚBLICO, CONSIDERAMOS RELEVANTE COMPREENDERMOS ATÉ QUE PONTO O PROFESSOR, AO PLANEJAR SUAS AULAS, TEM SIDO INCLUSIVO E TEM LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO NO QUAL ESTÃO INSERIDOS OS SEUS ALUNOS. DESSE MODO, ESTE TRABALHO SE PROPÕE A VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DA UFC QUANTO AO PLANEJAMENTO DE SEUS PROFESSORES NO QUE TANGE À ADEQUAÇÃO DESTE À SUA REALIDADE DE TRABALHADORES-ESTUDANTES. PARA ISSO, UTILIZAMOS UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE PERPASSA A LEGISLAÇÃO QUE REGE OS DIREITOS DO TRABALHADOR-ESTUDANTE (LEI Nº 7/2009), A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE COMIN; BARBOSA (2011), CARVALHAL (2009) E ALMEIDA (1998) E SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE COM LIBÂNEO (2001;2003). NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COMO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, NA VISÃO DOS ESTUDANTES AQUI PESQUISADOS, O PLANEJAMENTO DOCENTE NÃO É INCLUSIVO NO QUE SE REFERE ÀS ESPECIFICIDADES DO TRABALHADOR-ESTUDANTE. OS DESDOBRAMENTOS ACERCA DESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO SERÃO ABORDADOS A SEGUIR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TRABALHADORES-ESTUDANTES, PLANEJAMENTO DOCENTE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13650_28092019085026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOISILANE MARQUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "JOI DUARTE" "autor_email" => "joidarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }