SILVA, Cristiane Aparecida Fernandes Da et al.. Juventude digital e educação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60909>. Acesso em: 05/11/2024 05:19
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER OS USOS QUE JOVENS ESTUDANTES FAZEM DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. PARA ISSO, RECORTAMOS TRÊS MOMENTOS DISTINTOS: OS MOTIVOS DE USO DO CELULAR NA ESCOLA E NO DIA-A-DIA, BEM COMO AS REDES SOCIAIS MAIS ACESSADAS PELOS ESTUDANTES. VISANDO TRAÇAR O PERFIL DA CULTURA DIGITAL DESSES JOVENS, RECORREMOS ÀS SEGUINTES VARIÁVEIS: SEXO, ETNIA, RELIGIÃO E RENDA, TODOS IMPORTANTES FATORES DE PERTENCIMENTO SOCIOCULTURAL E MARCOS DE IDENTIDADE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA PESQUISA DISPÕE DE CUNHO QUANTITATIVO, CUJA BASE DE DADOS CONTA COM 826 INFORMANTES ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE UBERLÂNDIA, ESTADO DE MINAS GERAIS. ESSA PESQUISA, EM FASE DE FINALIZAÇÃO, DERIVOU DO TRABALHO CONJUNTO DE UMA EQUIPE FORMADA POR DOCENTES E BOLSISTAS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E CONTOU COM O APOIO DA FAPEMIG. SUA BASE TEÓRICA ADVÉM, ESSENCIALMENTE, DE: ABRAMO, CASTELLS, LEMOS, PAIS, SOUSA E LEÃO QUE TRATAM DE JUVENTUDE, CIBERCULTURA E ESCOLA. A PARTIR DOS RESULTADOS DO BANCO DE DADOS, OBSERVAMOS HAVER DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NOS USOS DO CELULAR, MOSTRANDO QUE ESTES USOS NÃO SÃO GLOBAIS, MAS TÊM GÊNERO, ETNIA, FILIAÇÃO RELIGIOSA, IDEOLOGIA E PODER ECONÔMICO.