O TRABALHO COMO PROFESSORAS DO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE SURDOS (CAP/INES) DEMANDAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGENS DIFERENCIADAS E UMA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS AUTÔNOMOS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS ALUNOS, VISTO QUE OS MATERIAIS EXISTENTES SÃO ORIUNDOS DE MATRIZES CURRICULARES DOS OUVINTES, E, POR CONSEGUINTE, NÃO ATENDEM À REALIDADE LINGUÍSTICA DOS SUJEITOS SURDOS. ASSIM, PARTE-SE DE UMA PERSPECTIVA BILÍNGÜE DE ENSINO, COMPREENDENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE A LÍNGUA PORTUGUESA É ENSINADA COMO SEGUNDA LÍNGUA, PARA ALUNOS QUE, EM SUA GRANDE MAIORIA, SÃO FILHOS DE PAIS OUVINTES E CHEGAM À IDADE ESCOLAR SEM A PRIMEIRA LÍNGUA ESTRUTURADA. DESTA FORMA, CORROBORA-SE COM LEBEDEFF (2010); TAVEIRA E ROSADO(2017); GESUELI E MOURA (2006); PRADO E MACEDO (2016), COM OBJETIVO DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE CRIARMOS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE TRABALHEM CONSTANTEMENTE AS DUAS LÍNGUAS, ESTRUTURANDO A PRIMEIRA E ENSINANDO A SEGUNDA, DE FORMA A DESENVOLVER O INDIVÍDUO COMO UM TODO, CAPAZ DE SE PERCEBER ENQUANTO PESSOA SURDA E SE COMUNICAR NA SOCIEDADE. O PONTO INICIAL CULMINA EM EXPOR AS ESTRATÉGIAS REALIZADAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A SER ABORDADO, BEM COMO OS RECURSOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS NA PRODUÇÃO DOS MATERIAIS IMPRESSOS QUE DÃO SUPORTE AOS ESTUDOS DOS ALUNOS. APROPRIA-SE DE EXPERIÊNCIAS VISUAIS (CAMPELLO,2007; STROBEL,2009) DAS IMAGENS SINALIZADAS EM LIBRAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS, DESENHOS DE SINAIS EM LIBRAS, ALÉM DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS PRÓPRIOS EDUCANDOS, DENTRO OU FORA DO CONTEXTO ESCOLAR, COM INTUITO DE APROXIMAR E RELACIONAR CONTEÚDO E PRÁTICA.