ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS (ÁRVORES, ENGRENAGENS, POLIAS, DENTRE OUTROS); ALÉM DE DIVERSOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO QUE ENVOLVE A MONTAGEM E CONFECÇÃO DO CONJUNTO (SOLDAGEM, REBITAGEM, FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO MECÂNICA, E OUTROS). UM PROJETO DE UMA MÁQUINA SURGE SEMPRE COM O INTUITO DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE, SEJA ELA INDUSTRIAL, COMERCIAL, PARA LAZER OU OUTRA FINALIDADE E ENVOLVE O ESTUDO DETALHADO DE SUAS PARTES, A FORMA COMO SERÃO MONTADAS, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO DAS PARTES COMPONENTES TAIS COMO ENGRENAGENS, PARAFUSOS, MOLAS, CAMES, ETC. DESSA FORMA A PROPOSTA DESSE PROJETO FOI ASSOCIAR O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS DISCENTES E REALIZAR A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS EDUCATIVOS COM OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS (ELEMENTOS DE FIXAÇÃO, APOIO, TRANSMISSÃO E DE VEDAÇÃO). A METODOLOGIA ADOTADA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARTIU DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APROFUNDADA SEGUIDA DA AQUISIÇÃO E CONFECÇÃO DOS ELEMENTOS DE MÁQUINAS. NO TOTAL FORAM CONSTRUÍDOS CINCO PAINÉIS EDUCATIVOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS AULAS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS. PERCEBEMOS QUE QUANDO O ALUNO PARTICIPA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HÁ UMA MELHOR RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, ONDE DEMONSTRAVA QUE O PROCESSO DE ENSINAR É UMA VIA DE MÃO DUPLA.