Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS NO ENSINO PRÁTICO-EXPERIMENTAL NO CURSO DE ELETROMECÂNICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PAINEIS EDUCATIVOS, ELEMENTOS DE MÁQUINAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58870 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5685 "inscrito_id" => 14604 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS NO ENSINO PRÁTICO-EXPERIMENTAL NO CURSO DE ELETROMECÂNICA" "resumo" => "ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS (ÁRVORES, ENGRENAGENS, POLIAS, DENTRE OUTROS); ALÉM DE DIVERSOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO QUE ENVOLVE A MONTAGEM E CONFECÇÃO DO CONJUNTO (SOLDAGEM, REBITAGEM, FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO MECÂNICA, E OUTROS). UM PROJETO DE UMA MÁQUINA SURGE SEMPRE COM O INTUITO DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE, SEJA ELA INDUSTRIAL, COMERCIAL, PARA LAZER OU OUTRA FINALIDADE E ENVOLVE O ESTUDO DETALHADO DE SUAS PARTES, A FORMA COMO SERÃO MONTADAS, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO DAS PARTES COMPONENTES TAIS COMO ENGRENAGENS, PARAFUSOS, MOLAS, CAMES, ETC. DESSA FORMA A PROPOSTA DESSE PROJETO FOI ASSOCIAR O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS DISCENTES E REALIZAR A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS EDUCATIVOS COM OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS (ELEMENTOS DE FIXAÇÃO, APOIO, TRANSMISSÃO E DE VEDAÇÃO). A METODOLOGIA ADOTADA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARTIU DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APROFUNDADA SEGUIDA DA AQUISIÇÃO E CONFECÇÃO DOS ELEMENTOS DE MÁQUINAS. NO TOTAL FORAM CONSTRUÍDOS CINCO PAINÉIS EDUCATIVOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS AULAS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS. PERCEBEMOS QUE QUANDO O ALUNO PARTICIPA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HÁ UMA MELHOR RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, ONDE DEMONSTRAVA QUE O PROCESSO DE ENSINAR É UMA VIA DE MÃO DUPLA.ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PAINEIS EDUCATIVOS, ELEMENTOS DE MÁQUINAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14604_03102019204902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO VILAS BOAS PINTO" "autor_nome_curto" => "PINTO" "autor_email" => "vilasboasv187@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58870 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5685 "inscrito_id" => 14604 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS NO ENSINO PRÁTICO-EXPERIMENTAL NO CURSO DE ELETROMECÂNICA" "resumo" => "ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS (ÁRVORES, ENGRENAGENS, POLIAS, DENTRE OUTROS); ALÉM DE DIVERSOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO QUE ENVOLVE A MONTAGEM E CONFECÇÃO DO CONJUNTO (SOLDAGEM, REBITAGEM, FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO MECÂNICA, E OUTROS). UM PROJETO DE UMA MÁQUINA SURGE SEMPRE COM O INTUITO DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE, SEJA ELA INDUSTRIAL, COMERCIAL, PARA LAZER OU OUTRA FINALIDADE E ENVOLVE O ESTUDO DETALHADO DE SUAS PARTES, A FORMA COMO SERÃO MONTADAS, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO DAS PARTES COMPONENTES TAIS COMO ENGRENAGENS, PARAFUSOS, MOLAS, CAMES, ETC. DESSA FORMA A PROPOSTA DESSE PROJETO FOI ASSOCIAR O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS DISCENTES E REALIZAR A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS EDUCATIVOS COM OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS (ELEMENTOS DE FIXAÇÃO, APOIO, TRANSMISSÃO E DE VEDAÇÃO). A METODOLOGIA ADOTADA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARTIU DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APROFUNDADA SEGUIDA DA AQUISIÇÃO E CONFECÇÃO DOS ELEMENTOS DE MÁQUINAS. NO TOTAL FORAM CONSTRUÍDOS CINCO PAINÉIS EDUCATIVOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS AULAS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS. PERCEBEMOS QUE QUANDO O ALUNO PARTICIPA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HÁ UMA MELHOR RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, ONDE DEMONSTRAVA QUE O PROCESSO DE ENSINAR É UMA VIA DE MÃO DUPLA.ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PAINEIS EDUCATIVOS, ELEMENTOS DE MÁQUINAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14604_03102019204902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO VILAS BOAS PINTO" "autor_nome_curto" => "PINTO" "autor_email" => "vilasboasv187@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ANALISANDO-SE DIVERSAS MÁQUINAS, CONSTRUÍDAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS E COM FINALIDADES DISTINTAS, PERCEBE-SE A PRESENÇA CONSTANTE DE CERTOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS (ÁRVORES, ENGRENAGENS, POLIAS, DENTRE OUTROS); ALÉM DE DIVERSOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO QUE ENVOLVE A MONTAGEM E CONFECÇÃO DO CONJUNTO (SOLDAGEM, REBITAGEM, FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO MECÂNICA, E OUTROS). UM PROJETO DE UMA MÁQUINA SURGE SEMPRE COM O INTUITO DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE, SEJA ELA INDUSTRIAL, COMERCIAL, PARA LAZER OU OUTRA FINALIDADE E ENVOLVE O ESTUDO DETALHADO DE SUAS PARTES, A FORMA COMO SERÃO MONTADAS, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO DAS PARTES COMPONENTES TAIS COMO ENGRENAGENS, PARAFUSOS, MOLAS, CAMES, ETC. DESSA FORMA A PROPOSTA DESSE PROJETO FOI ASSOCIAR O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS DISCENTES E REALIZAR A CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS EDUCATIVOS COM OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS (ELEMENTOS DE FIXAÇÃO, APOIO, TRANSMISSÃO E DE VEDAÇÃO). A METODOLOGIA ADOTADA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARTIU DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APROFUNDADA SEGUIDA DA AQUISIÇÃO E CONFECÇÃO DOS ELEMENTOS DE MÁQUINAS. NO TOTAL FORAM CONSTRUÍDOS CINCO PAINÉIS EDUCATIVOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS AULAS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS. PERCEBEMOS QUE QUANDO O ALUNO PARTICIPA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HÁ UMA MELHOR RELAÇÃO DIRETA ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, ONDE DEMONSTRAVA QUE O PROCESSO DE ENSINAR É UMA VIA DE MÃO DUPLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.