NESTE TRABALHO, DEDICAMO-NOS A FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONDICIONANTES SOCIAIS, TRAJETÓRIAS E INDICADORES DE FLUXO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), DIURNO E NOTURNO. PARA ISSO, UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DESCRITORES DE TRAJETÓRIA, FOCANDO, ALÉM DE ASPECTOS COGNITIVOS, ASPECTOS AFETIVOS E INTERPESSOAIS (OU SÓCIOS AFETIVOS). OS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS FORAM: DOIS QUESTIONÁRIOS E PESQUISA DOCUMENTAL DE MATERIAL SOBRE INDICADORES DE FLUXO DE ESTUDANTES DA UFPI. MATERIAL DISPONIBILIZADO PELA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PREG) E COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. NA ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS, RECORREMOS AO QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO NO CENÁRIO NACIONAL COM RESPEITO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A ALGUNS FUNDAMENTOS DA MACRO-SOCIOLOGIA DE BOURDIEU PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES DE CLASSE. COMO RESULTADO DO ESTUDO, BUSCAMOS CONSTRUIR VARIÁVEIS PARA RETRATAR O PERFIL DOS ESTUDANTES DO REFERIDO CURSO, CATEGORIAS QUE DEFINISSEM AS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DOS DISCENTES E SUA RELAÇÃO COM OS INDICADORES DE FLUXO, TAIS COMO TAXA DE: REPROVAÇÃO, RETENÇÃO, EVASÃO, DE SUCESSO E DE CONCLUSÃO DO CURSO. CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE AS TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES PESQUISADOS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADAS ÀS SUAS FORMAS DE CAPITAL: ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL; E ÀS SUAS DISPOSIÇÕES PRÁTICAS OU HÁBITUS FAMILIAR, CONFIRMANDO QUE O SISTEMA DE ENSINO VIGENTE CONTRIBUI PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CLASSES E NÃO PARA A MOBILIDADE DE CLASSE.