Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PARA VALORES A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PARA VALORES, DESENVOLVIMENTO MORAL, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58258
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 6529
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA VALORES A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO PRETENDE UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA E REFLEXIVA ACERCA DA\r\n
      APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA VIA DE CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO\r\n
      PARA VALORES. ELE TRAZ, PARA TANTO, A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS COGNITIVOS E\r\n
      METACOGNITIVOS DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA\r\n
      PSICOLOGIA COGNITIVA E CONSTRUTIVISTA E TAMBÉM, AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO MORAL, SENDO QUE AMBAS CONVERGEM NA AFIRMAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA\r\n
      NA EDUCAÇÃO MORAL E PARA OS VALORES, CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO BUSCA A FORMAÇÃO\r\n
      INTEGRAL DO SER HUMANO E SUA VIDA EM SOCIEDADE. O RESGATE DOS PRESSUPOSTOS DE PIAGET E\r\n
      KOHLBERG NOS LEVAM A PENSAR QUE, NESTE SENTIDO, OS MEIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO OS\r\n
      FINS, POIS, UMA EDUCAÇÃO MORAL NÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COAÇÃO OU DOUTRINAÇÃO, MAS DA\r\n
      COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA\r\n
      DOS MESMOS. DESTA FORMA, A INVESTIGAÇÃO CONCLUI QUE A PARTIR DESTAS PERSPECTIVAS\r\n
      TEÓRICAS E DAS PESQUISAS CONSULTADAS ACERCA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA VALORES,\r\n
      ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE OS INSTRUMENTOS MAIS ADEQUADOS PARA PROMOVER A\r\n
      EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA SÃO AQUELES QUE TÊM SUAS BASES ASSENTADAS NAS\r\n
      APRENDIZAGENS ATIVAS E NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A DISCUSSÃO DE DILEMAS ENTRE PARES\r\n
      PARECE ESPECIALMENTE ADEQUADA.\r\n
      PALAVRAS – CHAVE: EDUCAÇÃO PARA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA VALORES, DESENVOLVIMENTO MORAL, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID6529_15072019220356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUZA SGOBBI SAES"
    "autor_nome_curto" => "DANUZA SAES"
    "autor_email" => "danuza.saes@gmail.com"
    "autor_ies" => "AUTÔNOMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58258
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 6529
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA VALORES A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO PRETENDE UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA E REFLEXIVA ACERCA DA\r\n
      APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA VIA DE CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO\r\n
      PARA VALORES. ELE TRAZ, PARA TANTO, A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS COGNITIVOS E\r\n
      METACOGNITIVOS DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA\r\n
      PSICOLOGIA COGNITIVA E CONSTRUTIVISTA E TAMBÉM, AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO MORAL, SENDO QUE AMBAS CONVERGEM NA AFIRMAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA\r\n
      NA EDUCAÇÃO MORAL E PARA OS VALORES, CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO BUSCA A FORMAÇÃO\r\n
      INTEGRAL DO SER HUMANO E SUA VIDA EM SOCIEDADE. O RESGATE DOS PRESSUPOSTOS DE PIAGET E\r\n
      KOHLBERG NOS LEVAM A PENSAR QUE, NESTE SENTIDO, OS MEIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO OS\r\n
      FINS, POIS, UMA EDUCAÇÃO MORAL NÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COAÇÃO OU DOUTRINAÇÃO, MAS DA\r\n
      COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA\r\n
      DOS MESMOS. DESTA FORMA, A INVESTIGAÇÃO CONCLUI QUE A PARTIR DESTAS PERSPECTIVAS\r\n
      TEÓRICAS E DAS PESQUISAS CONSULTADAS ACERCA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA VALORES,\r\n
      ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE OS INSTRUMENTOS MAIS ADEQUADOS PARA PROMOVER A\r\n
      EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA SÃO AQUELES QUE TÊM SUAS BASES ASSENTADAS NAS\r\n
      APRENDIZAGENS ATIVAS E NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A DISCUSSÃO DE DILEMAS ENTRE PARES\r\n
      PARECE ESPECIALMENTE ADEQUADA.\r\n
      PALAVRAS – CHAVE: EDUCAÇÃO PARA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA VALORES, DESENVOLVIMENTO MORAL, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID6529_15072019220356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUZA SGOBBI SAES"
    "autor_nome_curto" => "DANUZA SAES"
    "autor_email" => "danuza.saes@gmail.com"
    "autor_ies" => "AUTÔNOMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO PRETENDE UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA E REFLEXIVA ACERCA DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA VIA DE CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA VALORES. ELE TRAZ, PARA TANTO, A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS COGNITIVOS E METACOGNITIVOS DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA COGNITIVA E CONSTRUTIVISTA E TAMBÉM, AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO MORAL, SENDO QUE AMBAS CONVERGEM NA AFIRMAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO MORAL E PARA OS VALORES, CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO BUSCA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO E SUA VIDA EM SOCIEDADE. O RESGATE DOS PRESSUPOSTOS DE PIAGET E KOHLBERG NOS LEVAM A PENSAR QUE, NESTE SENTIDO, OS MEIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO OS FINS, POIS, UMA EDUCAÇÃO MORAL NÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COAÇÃO OU DOUTRINAÇÃO, MAS DA COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA DOS MESMOS. DESTA FORMA, A INVESTIGAÇÃO CONCLUI QUE A PARTIR DESTAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DAS PESQUISAS CONSULTADAS ACERCA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA VALORES, ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE OS INSTRUMENTOS MAIS ADEQUADOS PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA SÃO AQUELES QUE TÊM SUAS BASES ASSENTADAS NAS APRENDIZAGENS ATIVAS E NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A DISCUSSÃO DE DILEMAS ENTRE PARES PARECE ESPECIALMENTE ADEQUADA. PALAVRAS – CHAVE: EDUCAÇÃO PARA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.