Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Palavra-chaves: GEOMETRIA PLANA, METODOLOGIAS, INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60234
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 10603
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGE A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS MAIS AUTÔNOMOS E REFLEXIVOS. A ESCOLA, COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO, PRECISA ADEQUAR SEU ENSINO A ESTA REALIDADE. NESSE PROCESSO, O PROFESSOR PRECISA DEIXAR DE SER UM MERO INSTRUTOR PARA SE FAZER COLABORADOR DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRADA A CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS, DIÁRIO DE CAMPO, SOLUÇÕES DAS TAREFAS E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS E, EM CONSEQUÊNCIA, MAIOR EMPENHO E ENTUSIASMO POR TAREFAS MATEMÁTICAS. ALÉM DISSO, O TRABALHO EM GRUPO POSSIBILITOU MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, METODOLOGIAS, INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID10603_15082019003331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILEIDE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILEIDE ALVES"
    "autor_email" => "marileidealves2004@bol.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60234
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 10603
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGE A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS MAIS AUTÔNOMOS E REFLEXIVOS. A ESCOLA, COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO, PRECISA ADEQUAR SEU ENSINO A ESTA REALIDADE. NESSE PROCESSO, O PROFESSOR PRECISA DEIXAR DE SER UM MERO INSTRUTOR PARA SE FAZER COLABORADOR DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRADA A CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS, DIÁRIO DE CAMPO, SOLUÇÕES DAS TAREFAS E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS E, EM CONSEQUÊNCIA, MAIOR EMPENHO E ENTUSIASMO POR TAREFAS MATEMÁTICAS. ALÉM DISSO, O TRABALHO EM GRUPO POSSIBILITOU MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, METODOLOGIAS, INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID10603_15082019003331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILEIDE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILEIDE ALVES"
    "autor_email" => "marileidealves2004@bol.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGE A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS MAIS AUTÔNOMOS E REFLEXIVOS. A ESCOLA, COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO, PRECISA ADEQUAR SEU ENSINO A ESTA REALIDADE. NESSE PROCESSO, O PROFESSOR PRECISA DEIXAR DE SER UM MERO INSTRUTOR PARA SE FAZER COLABORADOR DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRADA A CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS, DIÁRIO DE CAMPO, SOLUÇÕES DAS TAREFAS E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS E, EM CONSEQUÊNCIA, MAIOR EMPENHO E ENTUSIASMO POR TAREFAS MATEMÁTICAS. ALÉM DISSO, O TRABALHO EM GRUPO POSSIBILITOU MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.