O OBJETIVO DESSE ESTUDO É APRESENTAR UMA ANÁLISE DIANTE DA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO DISCIPLINA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO LEITOR, TENDO COMO BASE A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO SOCIAL E DEMOCRÁTICO, COM FOCO NO PROTAGONISMO DO ALUNO. PARA ISSO, CONSIDERAMOS UMA DISCIPLINA ELETIVA DE LITERATURA EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL (ECI), NO ESTADO DA PARAÍBA. EMBASADOS POR POSTULADOS TEÓRICOS COMO FREIRE (1996) E BEISIEGEL (2010) E BAKHTIN (2011) NO QUE TANGE À DEMOCRACIA E DIALOGISMO, ALÉM DE CANDIDO (2011), COSSON (2006), ZILBERMAN (1978) E KLEIMAN (2000), NO QUE SE REFERE À ESCOLA, LITERATURA E LEITURA. A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA MOSTRA ATRAVÉS DOS RESULTADOS A INFLUENCIA POSITIVA QUE ESSA ABORDAGEM REALIZADA NA ESCOLA INTEGRAL TEM NA RELAÇÃO ALUNO-TEXTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR.