SOUZA, Pedro Ramon Pinheiro De. Educação para o trânsito: caminhos para a transformação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60172>. Acesso em: 05/11/2024 11:43
O PRESENTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE DA MINHA TESE DE DOUTORADO INTITULADA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO BRASIL, CUJO OBJETIVO GERAL FOI INVESTIGAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. ESTA PESQUISA PODE SER CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA, PAUTADA NO PRAGMATISMO DA ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA. A COLETA DE DADOS FOI FEITA APLICANDO QUESTIONÁRIOS COM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS ONDE SE DESENVOLVEU A PESQUISA E NO ÓRGÃO EXECUTIVO DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI CONSTRUÍDO PAUTADO NAS NORMAS VIGENTES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO BRASIL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE MESMO DIANTE DA OBRIGATORIEDADE DE OFERTA E ESTANDO O ACIDENTE DE TRÂNSITO NO TOPO DA LISTA DA CAUSA DE MORTES POR ACIDENTES DE CRIANÇAS, A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, NAS ESCOLAS PESQUISADAS, VEM SENDO EXECUTADA DE MANEIRA MUITO PRECÁRIA. CONTUDO, OS APONTAMENTOS ELENCADOS AO FIM DESTA PESQUISA SERVEM DE CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DESTA REALIDADE.