A EDUCAÇÃO DO CAMPO SURGE DE UM PROCESSO DE REAFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS POVOS CAMPESINOS, REIVINDICANDO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL VOLTADA ÀS SUAS COMUNIDADES. DIANTE DISTO, NASCE TAMBÉM A NECESSIDADE DE TER PROFESSORES CAPACITADOS PARA ATUAR NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO E REGIÕES, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS QUE CONTEMPLEM A REALIDADE DESSAS PESSOAS. ESTA TEMÁTICA É FRUTO DE UMA DEMANDA QUE A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REQUER, POIS ESTES DEVEM TER CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SUA PROFISSÃO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COLETIVO. PARA ANALISAR A DEMANDA DE PROFESSORES QUE COMPREENDAM AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO A RESPEITO DAS ESCOLAS QUE OFERECEM ENSINO MÉDIO REGULAR NOS DISTRITOS DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA, PROMOVENDO UMA DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA. OS CONTEÚDOS TEÓRICOS QUE NOS REFERENCIAM AO LONGO DESTA PESQUISA INCLUEM RAMAL (2016), CALDART (2008), GHEDIN ET AL (2012), LEITE (2002), MOREIRA (2001) E MACHADO (2017).