Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEXTO LITERÁRIO: LEITURA E EXPERIMENTAÇÃO

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62720
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "TEXTO LITERÁRIO: LEITURA E EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TEXTOS LITERÁRIOS, REALIZADA A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMPARTILHADA EM UMA FEIRA LITERÁRIA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, NA CIDADE DE ARAPIRACA - ALAGOAS. A EXPERIMENTAÇÃO ACONTECEU COM DUAS TURMAS DE SEXTO E DUAS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, NO ANO DE 2018. DURANTE AS AULAS, PASSAMOS POR MUITO TEXTOS E TENTAMOS DISCUTIR A MAIORIA DELES, DE MODO QUE ALUNOS ESTIVESSEM ATIVOS A ESSE TIPO DE PROCESSO E NÃO FIZESSEM APENAS UMA LEITURA OBRIGATÓRIA, EM QUE O SUJEITO “LÊ POR LER”, SEM TER UM OBJETIVO DE LEITURA SIGNIFICATIVO. APÓS APRECIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS, OS SEXTOS ANOS SELECIONARAM, COMO OBJETO DE TRABALHO, O GÊNERO CONTO; ENQUANTO OS SÉTIMOS ANOS OPTARAM PELO GÊNERO POEMA. SABEMOS QUE NA ADOLESCÊNCIA, MUITAS VEZES O ATO DE LER UM TEXTO NA ÍNTEGRA, OU O CONTATO COM O TEXTO LITERÁRIO ESTÁ LIMITADO A ALGUMA SOLICITAÇÃO ESCOLAR. DIANTE DESTA REALIDADE, O MAIOR OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI INCENTIVAR A PRÁTICA DA LEITURA E PERMITIR AOS ALUNOS UMA VIVÊNCIA QUE PROPORCIONASSE PRAZER EM LER, DISCUTIR E ELABORAR UMA FORMA DE APRESENTAR O TEXTO SELECIONADO À COMUNIDADE ESCOLAR. TUDO ISSO DE MANEIRA LEVE, PARA NÃO PARECER UMA IMPOSIÇÃO E NÃO GERAR O SENTIMENTO DE OBRIGATORIEDADE QUE, POR SUA VEZ, PODERIA GERAR ALGUM TIPO DE DESCONFORTO E, TALVEZ, ATÉ AFASTÁ-LOS AINDA MAIS DA PRÁTICA DA LEITURA. PARA FUNDAMENTAR NOSSA DISCUSSÃO, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO: OLIVEIRA (2008) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6446_03102019170028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MULTIVISÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62720
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "TEXTO LITERÁRIO: LEITURA E EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TEXTOS LITERÁRIOS, REALIZADA A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMPARTILHADA EM UMA FEIRA LITERÁRIA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, NA CIDADE DE ARAPIRACA - ALAGOAS. A EXPERIMENTAÇÃO ACONTECEU COM DUAS TURMAS DE SEXTO E DUAS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, NO ANO DE 2018. DURANTE AS AULAS, PASSAMOS POR MUITO TEXTOS E TENTAMOS DISCUTIR A MAIORIA DELES, DE MODO QUE ALUNOS ESTIVESSEM ATIVOS A ESSE TIPO DE PROCESSO E NÃO FIZESSEM APENAS UMA LEITURA OBRIGATÓRIA, EM QUE O SUJEITO “LÊ POR LER”, SEM TER UM OBJETIVO DE LEITURA SIGNIFICATIVO. APÓS APRECIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS, OS SEXTOS ANOS SELECIONARAM, COMO OBJETO DE TRABALHO, O GÊNERO CONTO; ENQUANTO OS SÉTIMOS ANOS OPTARAM PELO GÊNERO POEMA. SABEMOS QUE NA ADOLESCÊNCIA, MUITAS VEZES O ATO DE LER UM TEXTO NA ÍNTEGRA, OU O CONTATO COM O TEXTO LITERÁRIO ESTÁ LIMITADO A ALGUMA SOLICITAÇÃO ESCOLAR. DIANTE DESTA REALIDADE, O MAIOR OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI INCENTIVAR A PRÁTICA DA LEITURA E PERMITIR AOS ALUNOS UMA VIVÊNCIA QUE PROPORCIONASSE PRAZER EM LER, DISCUTIR E ELABORAR UMA FORMA DE APRESENTAR O TEXTO SELECIONADO À COMUNIDADE ESCOLAR. TUDO ISSO DE MANEIRA LEVE, PARA NÃO PARECER UMA IMPOSIÇÃO E NÃO GERAR O SENTIMENTO DE OBRIGATORIEDADE QUE, POR SUA VEZ, PODERIA GERAR ALGUM TIPO DE DESCONFORTO E, TALVEZ, ATÉ AFASTÁ-LOS AINDA MAIS DA PRÁTICA DA LEITURA. PARA FUNDAMENTAR NOSSA DISCUSSÃO, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO: OLIVEIRA (2008) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6446_03102019170028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MULTIVISÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TEXTOS LITERÁRIOS, REALIZADA A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMPARTILHADA EM UMA FEIRA LITERÁRIA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, NA CIDADE DE ARAPIRACA - ALAGOAS. A EXPERIMENTAÇÃO ACONTECEU COM DUAS TURMAS DE SEXTO E DUAS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, NO ANO DE 2018. DURANTE AS AULAS, PASSAMOS POR MUITO TEXTOS E TENTAMOS DISCUTIR A MAIORIA DELES, DE MODO QUE ALUNOS ESTIVESSEM ATIVOS A ESSE TIPO DE PROCESSO E NÃO FIZESSEM APENAS UMA LEITURA OBRIGATÓRIA, EM QUE O SUJEITO “LÊ POR LER”, SEM TER UM OBJETIVO DE LEITURA SIGNIFICATIVO. APÓS APRECIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS, OS SEXTOS ANOS SELECIONARAM, COMO OBJETO DE TRABALHO, O GÊNERO CONTO; ENQUANTO OS SÉTIMOS ANOS OPTARAM PELO GÊNERO POEMA. SABEMOS QUE NA ADOLESCÊNCIA, MUITAS VEZES O ATO DE LER UM TEXTO NA ÍNTEGRA, OU O CONTATO COM O TEXTO LITERÁRIO ESTÁ LIMITADO A ALGUMA SOLICITAÇÃO ESCOLAR. DIANTE DESTA REALIDADE, O MAIOR OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI INCENTIVAR A PRÁTICA DA LEITURA E PERMITIR AOS ALUNOS UMA VIVÊNCIA QUE PROPORCIONASSE PRAZER EM LER, DISCUTIR E ELABORAR UMA FORMA DE APRESENTAR O TEXTO SELECIONADO À COMUNIDADE ESCOLAR. TUDO ISSO DE MANEIRA LEVE, PARA NÃO PARECER UMA IMPOSIÇÃO E NÃO GERAR O SENTIMENTO DE OBRIGATORIEDADE QUE, POR SUA VEZ, PODERIA GERAR ALGUM TIPO DE DESCONFORTO E, TALVEZ, ATÉ AFASTÁ-LOS AINDA MAIS DA PRÁTICA DA LEITURA. PARA FUNDAMENTAR NOSSA DISCUSSÃO, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO: OLIVEIRA (2008) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.