SILVA, Melissa Cordeiro Da. Texto literário: leitura e experimentação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62720>. Acesso em: 23/12/2024 06:01
ESTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIMENTAÇÃO COM TEXTOS LITERÁRIOS, REALIZADA A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMPARTILHADA EM UMA FEIRA LITERÁRIA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, NA CIDADE DE ARAPIRACA - ALAGOAS. A EXPERIMENTAÇÃO ACONTECEU COM DUAS TURMAS DE SEXTO E DUAS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, NO ANO DE 2018. DURANTE AS AULAS, PASSAMOS POR MUITO TEXTOS E TENTAMOS DISCUTIR A MAIORIA DELES, DE MODO QUE ALUNOS ESTIVESSEM ATIVOS A ESSE TIPO DE PROCESSO E NÃO FIZESSEM APENAS UMA LEITURA OBRIGATÓRIA, EM QUE O SUJEITO “LÊ POR LER”, SEM TER UM OBJETIVO DE LEITURA SIGNIFICATIVO. APÓS APRECIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS, OS SEXTOS ANOS SELECIONARAM, COMO OBJETO DE TRABALHO, O GÊNERO CONTO; ENQUANTO OS SÉTIMOS ANOS OPTARAM PELO GÊNERO POEMA. SABEMOS QUE NA ADOLESCÊNCIA, MUITAS VEZES O ATO DE LER UM TEXTO NA ÍNTEGRA, OU O CONTATO COM O TEXTO LITERÁRIO ESTÁ LIMITADO A ALGUMA SOLICITAÇÃO ESCOLAR. DIANTE DESTA REALIDADE, O MAIOR OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI INCENTIVAR A PRÁTICA DA LEITURA E PERMITIR AOS ALUNOS UMA VIVÊNCIA QUE PROPORCIONASSE PRAZER EM LER, DISCUTIR E ELABORAR UMA FORMA DE APRESENTAR O TEXTO SELECIONADO À COMUNIDADE ESCOLAR. TUDO ISSO DE MANEIRA LEVE, PARA NÃO PARECER UMA IMPOSIÇÃO E NÃO GERAR O SENTIMENTO DE OBRIGATORIEDADE QUE, POR SUA VEZ, PODERIA GERAR ALGUM TIPO DE DESCONFORTO E, TALVEZ, ATÉ AFASTÁ-LOS AINDA MAIS DA PRÁTICA DA LEITURA. PARA FUNDAMENTAR NOSSA DISCUSSÃO, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO: OLIVEIRA (2008) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018).