Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR

Palavra-chaves: DESIGN THINKING, DANÇAS URBANAS, PRÁTICA EDUCACIONAL Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59859
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2315
    "inscrito_id" => 10404
    "titulo" => "DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR"
    "resumo" => "DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, DANÇAS URBANAS, PRÁTICA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10404_16082019002314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYARA DA SILVA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JUCYARA COELHO"
    "autor_email" => "jucyaracoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59859
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2315
    "inscrito_id" => 10404
    "titulo" => "DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR"
    "resumo" => "DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, DANÇAS URBANAS, PRÁTICA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10404_16082019002314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYARA DA SILVA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JUCYARA COELHO"
    "autor_email" => "jucyaracoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.