O GRANDE DESAFIO DOS EDUCADORES É DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS QUE AUXILIEM O ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E DE BAIXO CUSTO PARA OS PROFESSORES. TENDO EM VISTA O QUANTO AS UTILIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA SÃO DE IMPORTÂNCIA COMO FACILITADOS NO PROCESSO DE ENSINO. BOLSISTAS DO PIBID DESENVOLVERAM UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ TRILHA DA BIOLOGIA” APLICADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA QUAL SÃO ATUANTES. ASSIM O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA FORMA DE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. O JOGO POSSUI ALGUMAS REGRAS NO QUAL OS ALUNOS DEVEM SEGUIR, O JOGO É COMPOSTO POR UM TABULEIRO 5 PINOS PARA REPRESENTAR CADA GRUPO E AOS CARTÕES COM PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA CITOLOGIA. COM OS ANALISES DAS PERGUNTAS QUE FIZEMOS NO FINAL DO JOGO AOS ALUNOS, PODEMOS DESTACAR, QUE NA CONCEPÇÃO DELES OS JOGOS AUXILIAM NAS AULAS DE BIOLOGIA, COMO TAMBÉM OUTROS RECURSOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE ENTUSIASMADOS COM A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NA AULA. É AFIRMARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, EM SUAS AULAS POR SER PROMOVIDAS METODOLOGIAS DIFERENTES E QUE TORNA O CONTEÚDO CONCEITUAL, DE FÁCIL ENTENDIMENTO DE UMA FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA.