Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID: O USO DO LÚDICO NAS AULAS DE BIOLOGIA COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO APLICAÇÃO: JOGO DA TRILHA NA BIOLOGIA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, CITOLOGIA, ENSINO DE BIOLOGIA, PIBID, PIBID Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62036
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4355
    "inscrito_id" => 1339
    "titulo" => "PIBID: O USO DO LÚDICO NAS AULAS DE BIOLOGIA COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO APLICAÇÃO: JOGO DA TRILHA NA BIOLOGIA"
    "resumo" => "O GRANDE DESAFIO DOS EDUCADORES É DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS QUE AUXILIEM O ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E DE BAIXO CUSTO PARA OS PROFESSORES. TENDO EM VISTA O QUANTO AS UTILIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA SÃO DE IMPORTÂNCIA COMO FACILITADOS NO PROCESSO DE ENSINO. BOLSISTAS DO PIBID DESENVOLVERAM UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ TRILHA DA BIOLOGIA” APLICADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA QUAL SÃO ATUANTES. ASSIM O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA FORMA DE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. O JOGO POSSUI ALGUMAS REGRAS NO QUAL OS ALUNOS DEVEM SEGUIR, O JOGO É COMPOSTO POR UM TABULEIRO 5 PINOS PARA REPRESENTAR CADA GRUPO E AOS CARTÕES COM PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA CITOLOGIA. COM OS ANALISES DAS PERGUNTAS QUE FIZEMOS NO FINAL DO JOGO AOS ALUNOS, PODEMOS DESTACAR, QUE NA CONCEPÇÃO DELES OS JOGOS AUXILIAM NAS AULAS DE BIOLOGIA, COMO TAMBÉM OUTROS RECURSOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE ENTUSIASMADOS COM A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NA AULA. É AFIRMARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, EM SUAS AULAS POR SER PROMOVIDAS METODOLOGIAS DIFERENTES E QUE TORNA O CONTEÚDO CONCEITUAL, DE FÁCIL ENTENDIMENTO DE UMA FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CITOLOGIA, ENSINO DE BIOLOGIA, PIBID, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1339_26092019153457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES"
    "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES"
    "autor_email" => "mc242082@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62036
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4355
    "inscrito_id" => 1339
    "titulo" => "PIBID: O USO DO LÚDICO NAS AULAS DE BIOLOGIA COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO APLICAÇÃO: JOGO DA TRILHA NA BIOLOGIA"
    "resumo" => "O GRANDE DESAFIO DOS EDUCADORES É DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS QUE AUXILIEM O ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E DE BAIXO CUSTO PARA OS PROFESSORES. TENDO EM VISTA O QUANTO AS UTILIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA SÃO DE IMPORTÂNCIA COMO FACILITADOS NO PROCESSO DE ENSINO. BOLSISTAS DO PIBID DESENVOLVERAM UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ TRILHA DA BIOLOGIA” APLICADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA QUAL SÃO ATUANTES. ASSIM O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA FORMA DE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. O JOGO POSSUI ALGUMAS REGRAS NO QUAL OS ALUNOS DEVEM SEGUIR, O JOGO É COMPOSTO POR UM TABULEIRO 5 PINOS PARA REPRESENTAR CADA GRUPO E AOS CARTÕES COM PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA CITOLOGIA. COM OS ANALISES DAS PERGUNTAS QUE FIZEMOS NO FINAL DO JOGO AOS ALUNOS, PODEMOS DESTACAR, QUE NA CONCEPÇÃO DELES OS JOGOS AUXILIAM NAS AULAS DE BIOLOGIA, COMO TAMBÉM OUTROS RECURSOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE ENTUSIASMADOS COM A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NA AULA. É AFIRMARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, EM SUAS AULAS POR SER PROMOVIDAS METODOLOGIAS DIFERENTES E QUE TORNA O CONTEÚDO CONCEITUAL, DE FÁCIL ENTENDIMENTO DE UMA FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CITOLOGIA, ENSINO DE BIOLOGIA, PIBID, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1339_26092019153457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES"
    "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES"
    "autor_email" => "mc242082@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O GRANDE DESAFIO DOS EDUCADORES É DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS QUE AUXILIEM O ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E DE BAIXO CUSTO PARA OS PROFESSORES. TENDO EM VISTA O QUANTO AS UTILIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA SÃO DE IMPORTÂNCIA COMO FACILITADOS NO PROCESSO DE ENSINO. BOLSISTAS DO PIBID DESENVOLVERAM UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO “ TRILHA DA BIOLOGIA” APLICADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA QUAL SÃO ATUANTES. ASSIM O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA FORMA DE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. O JOGO POSSUI ALGUMAS REGRAS NO QUAL OS ALUNOS DEVEM SEGUIR, O JOGO É COMPOSTO POR UM TABULEIRO 5 PINOS PARA REPRESENTAR CADA GRUPO E AOS CARTÕES COM PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA CITOLOGIA. COM OS ANALISES DAS PERGUNTAS QUE FIZEMOS NO FINAL DO JOGO AOS ALUNOS, PODEMOS DESTACAR, QUE NA CONCEPÇÃO DELES OS JOGOS AUXILIAM NAS AULAS DE BIOLOGIA, COMO TAMBÉM OUTROS RECURSOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE ENTUSIASMADOS COM A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NA AULA. É AFIRMARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, EM SUAS AULAS POR SER PROMOVIDAS METODOLOGIAS DIFERENTES E QUE TORNA O CONTEÚDO CONCEITUAL, DE FÁCIL ENTENDIMENTO DE UMA FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.