NESTE ARTIGO, APRESENTAMOS UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS CIENTIFICAS ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UM ESTADO DA ARTE, CUJA METODOLOGIA CONSTOU DA ABRANGÊNCIA DA TEMÁTICA A PARTIR DE CONSULTAS EM DUAS FONTES DE PESQUISA, OS PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E OS ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA (SINECT). FOI ESTABELECIDO COMO RECORTE TEMPORAL O PERÍODO DE 2013 A 2019. NESSES 06 ANOS, FORAM APRESENTADOS UM TOTAL DE 2.751 TRABALHOS PUBLICADOS. DESTE NÚMERO, 19 TIVERAM COMO FOCO AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO. NOS ARTIGOS ANALISADOS, PERCEBEMOS QUE OS AUTORES TRATAM AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS NATURAIS E EM ESPECIFICO NO ENSINO DE FÍSICA, APESAR DOS DIVERSOS DESAFIOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA.