O OBJETIVO DESSE TRABALHO É REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA APRESENTAR O QUE ENFRAQUECE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS- CCAB, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, NA MODALIDADE DE LICENCIATURA. O MESMO É REFERENTE A UMA ANÁLISE LITERÁRIA, ONDE OS ARTIGOS DE CUNHO CIENTÍFICO FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA DA CAPES E DO GOOGLE ACADÊMICO. PARA PRODUÇÃO DO ESTUDO FORAM PROCURADOS TEXTOS COM PUBLICAÇÃO ENTRE OS ÚLTIMOS CINCO ANOS, REFERENTE AOS PRINCIPAIS PERCALÇOS NA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL. EM VIRTUDE DOS FATOS MENCIONADOS, PODE-SE OBSERVAR QUE MUITOS SÃO AS BARREIRAS QUE IMPOSSIBILITAM O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, QUANDO TODOS OS PROFESSORES TÊM O DEVER DE DESENVOLVER NA SUA DISCIPLINA (PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA BIOLOGIA, ENFIM, EM TODAS AS DISCIPLINAS E EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO FORMAL) EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE MUITO AINDA DEVE MUDAR PARA QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADA NA LEI SEJA DESENVOLVIDA DE FORMA COERENTE, DESDE INVESTIMENTOS DO ESTADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E NO FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES, ASSIM COMO TAMBÉM A MUDANÇA NOS CURRÍCULOS POSSIBILITANDO AS DISCUSSÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODAS AS ÁREAS, DESTA FORMA POSSIBILITANDO OS PROFESSORES O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES MAIS ELABORADAS, POR POSSUÍREM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA E TAMBÉM POSSUÍREM MATERIAIS ADEQUADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS.