O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI DISCUTIR A EXPERIÊNCIA DE PESQUISA INTERVENTIVA DESENVOLVIDA COM DUAS CLASSES DE ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL, BEM COMO ASPECTOS DA PRÁTICA DOCENTE DAS RESPECTIVAS PROFESSORAS QUE PUDERAM SER REPENSADOS DURANTE O PERÍODO DE 2010-2018. ESSA PESQUISA FOI REALIZADA POR UMA DAS COORDENAÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNB, SUBSIDIADO PELO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO – OBEDUC-/CAPES, CUJA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ANCOROU-SE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E, METODOLOGICAMENTE, NA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA DE GONZÁLEZ REY (2005). COMO INSTRUMENTOS, UTILIZOU-SE ANÁLISE DO DIÁRIO DE CAMPO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERVENTIVA DO GRUPO DE PESQUISADORES E DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA PESQUISA, OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. EVIDENCIA-SE COMO RESULTADOS: (A) AVANÇOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE 360 ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFICULDADES PARA ACOMPANHAR A ESCOLARIZAÇÃO NO 2º ANO; (B) MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS, PASSANDO DE UM TRABALHO COM PALAVRAS, SÍLABAS E LETRAS ISOLADAS PARA O USO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, MUDANÇA NO MODO DE ENCARAR A APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO; E (C) A AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES RELEVANTES NA PARCERIA ENTRE OBEDUC E ESCOLAS ESTUDADAS.