Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

REPRESENTAÇÃO MASCULINA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO, HOMEM, PUBLICIDADE Comunicação Oral (CO) Mídias, discursos e questões de gênero
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5734
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO MASCULINA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA:  UM ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO"
    "resumo" => "A publicidade, assim como a mídia em geral, reproduzem representações sociais presentes na sociedade e são, muitas vezes, responsáveis por quebrar paradigmas e imprimir uma nova imagem à realidade. É possível perceber esse fato nos anúncios publicitários, em que homens têm ocupado um papel de destaque em espaço antes de representação da imagem da mulher: utilização da figura masculina para atingir o objetivo de vender produtos, estes que prometem agregar valores ao ideal de imagem daquele. Diante disso, destacamos a seguinte questão-problema: de que maneira o homem é representado nos anúncios publicitários brasileiros? Para responder essa questão foram selecionados alguns anúncios publicitários dos quais três foram analisados, com o ideal de identificar quais são as representações sociais do homem na publicidade contemporânea. Frente ao objetivo destacado, buscamos suporte nos referenciais da Semântica Argumentativa, a qual nos orientou para a análise dos anúncios publicitários, levando-nos a compreender: as condições de produção relativas a tempo; lugar; papéis representados pelos interlocutores; imagens cristalizadas e idealizadas; relações sociais; e objetivos visados na enunciação. Nossa pesquisa tem avançado na direção de revelar que na publicidade dirigida para o público masculino há um afastamento do que chamamos de “homem tradicional”, evidenciado pela sua força, e o surgimento da imagem de um “novo homem”, preocupado com a beleza e o bem-estar. Assim, o presente estudo se faz pertinente pelo fato de que ainda há poucas pesquisas voltadas à representação masculina na publicidade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO, HOMEM, PUBLICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_05_2014_10_36_50_idinscrito_74_8e7d93f058b6fd9735e1f0730ebc7df5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE GOMES MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE MORAIS"
    "autor_email" => "lia_morais.jta@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5734
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO MASCULINA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA:  UM ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO"
    "resumo" => "A publicidade, assim como a mídia em geral, reproduzem representações sociais presentes na sociedade e são, muitas vezes, responsáveis por quebrar paradigmas e imprimir uma nova imagem à realidade. É possível perceber esse fato nos anúncios publicitários, em que homens têm ocupado um papel de destaque em espaço antes de representação da imagem da mulher: utilização da figura masculina para atingir o objetivo de vender produtos, estes que prometem agregar valores ao ideal de imagem daquele. Diante disso, destacamos a seguinte questão-problema: de que maneira o homem é representado nos anúncios publicitários brasileiros? Para responder essa questão foram selecionados alguns anúncios publicitários dos quais três foram analisados, com o ideal de identificar quais são as representações sociais do homem na publicidade contemporânea. Frente ao objetivo destacado, buscamos suporte nos referenciais da Semântica Argumentativa, a qual nos orientou para a análise dos anúncios publicitários, levando-nos a compreender: as condições de produção relativas a tempo; lugar; papéis representados pelos interlocutores; imagens cristalizadas e idealizadas; relações sociais; e objetivos visados na enunciação. Nossa pesquisa tem avançado na direção de revelar que na publicidade dirigida para o público masculino há um afastamento do que chamamos de “homem tradicional”, evidenciado pela sua força, e o surgimento da imagem de um “novo homem”, preocupado com a beleza e o bem-estar. Assim, o presente estudo se faz pertinente pelo fato de que ainda há poucas pesquisas voltadas à representação masculina na publicidade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO, HOMEM, PUBLICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_05_2014_10_36_50_idinscrito_74_8e7d93f058b6fd9735e1f0730ebc7df5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE GOMES MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE MORAIS"
    "autor_email" => "lia_morais.jta@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

A publicidade, assim como a mídia em geral, reproduzem representações sociais presentes na sociedade e são, muitas vezes, responsáveis por quebrar paradigmas e imprimir uma nova imagem à realidade. É possível perceber esse fato nos anúncios publicitários, em que homens têm ocupado um papel de destaque em espaço antes de representação da imagem da mulher: utilização da figura masculina para atingir o objetivo de vender produtos, estes que prometem agregar valores ao ideal de imagem daquele. Diante disso, destacamos a seguinte questão-problema: de que maneira o homem é representado nos anúncios publicitários brasileiros? Para responder essa questão foram selecionados alguns anúncios publicitários dos quais três foram analisados, com o ideal de identificar quais são as representações sociais do homem na publicidade contemporânea. Frente ao objetivo destacado, buscamos suporte nos referenciais da Semântica Argumentativa, a qual nos orientou para a análise dos anúncios publicitários, levando-nos a compreender: as condições de produção relativas a tempo; lugar; papéis representados pelos interlocutores; imagens cristalizadas e idealizadas; relações sociais; e objetivos visados na enunciação. Nossa pesquisa tem avançado na direção de revelar que na publicidade dirigida para o público masculino há um afastamento do que chamamos de “homem tradicional”, evidenciado pela sua força, e o surgimento da imagem de um “novo homem”, preocupado com a beleza e o bem-estar. Assim, o presente estudo se faz pertinente pelo fato de que ainda há poucas pesquisas voltadas à representação masculina na publicidade brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.