Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

NOVAS PARENTALIDADES E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE NARRATIVAS LITERÁRIAS

Palavra-chaves: HOMOAFETIVIDADE, ESCOLA, FAMÍLIA Comunicação Oral (CO) Famílias, parentalidades e educação
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5672
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "NOVAS PARENTALIDADES E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE NARRATIVAS LITERÁRIAS"
    "resumo" => "A ideia desse estudo é fruto do interesse e da necessidade de investigar a importância de narrativas literárias no letramento literário dos alunos das escolas públicas, buscado compreender de que forma o uso desse gênero literário conduz os alunos ao letramento literário e também à formação cultural e interdisciplinar, visto que o letramento pelo texto literário habilita o educando para o alargamento dos gêneros textuais e discursivos com os quais passaria a ter contato, além destes textos, os literários, pela própria natureza de seus aspectos discursivos, exigem do leitor um envolvimento com outras disciplinas e outros campos do conhecimento humano. Considerando que o professor é quem fornece o letramento para os alunos é importante educar o professor para o letramento. No ensino médio as predominam atividades como interpretação textual e fichas de leitura, entre outros, enquanto, no ensino médio, as atividades, restritas a uma aula por semana, são apenas para fornecer aos alunos informações biográficas sobre o autor ou as características da corrente literária. A temática que norteará os estudos será aquelas das novas formas de parentalidades visto que é um dos assuntos que fazem parte do entorno de todos, alunos e professores, mas que é pouco discutido nas escolas devido, muitas vezes, à falta de estratégias que permitam tratar o assunto. Os estudos de letramento literário terão como referências as ideias de Cosson e Koch e Zambrano, Uziel e Dias da Silva relativamente às novas parentalidades. Os estudos demostraram, efetivamente, a dificuldade de fornecer um letramento literários aos alunos sobre às novas parentalidades e a necessidade de curso de formação para docentes sobre as estratégias que favoreçam a discussão dessa temática em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Famílias, parentalidades e educação"
    "palavra_chave" => "HOMOAFETIVIDADE, ESCOLA, FAMÍLIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_05_2014_16_35_56_idinscrito_381_84f00fb2ffc9dc811eb887d46001660b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO GIORDANO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "alejandrito@hotmail.it"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5672
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "NOVAS PARENTALIDADES E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE NARRATIVAS LITERÁRIAS"
    "resumo" => "A ideia desse estudo é fruto do interesse e da necessidade de investigar a importância de narrativas literárias no letramento literário dos alunos das escolas públicas, buscado compreender de que forma o uso desse gênero literário conduz os alunos ao letramento literário e também à formação cultural e interdisciplinar, visto que o letramento pelo texto literário habilita o educando para o alargamento dos gêneros textuais e discursivos com os quais passaria a ter contato, além destes textos, os literários, pela própria natureza de seus aspectos discursivos, exigem do leitor um envolvimento com outras disciplinas e outros campos do conhecimento humano. Considerando que o professor é quem fornece o letramento para os alunos é importante educar o professor para o letramento. No ensino médio as predominam atividades como interpretação textual e fichas de leitura, entre outros, enquanto, no ensino médio, as atividades, restritas a uma aula por semana, são apenas para fornecer aos alunos informações biográficas sobre o autor ou as características da corrente literária. A temática que norteará os estudos será aquelas das novas formas de parentalidades visto que é um dos assuntos que fazem parte do entorno de todos, alunos e professores, mas que é pouco discutido nas escolas devido, muitas vezes, à falta de estratégias que permitam tratar o assunto. Os estudos de letramento literário terão como referências as ideias de Cosson e Koch e Zambrano, Uziel e Dias da Silva relativamente às novas parentalidades. Os estudos demostraram, efetivamente, a dificuldade de fornecer um letramento literários aos alunos sobre às novas parentalidades e a necessidade de curso de formação para docentes sobre as estratégias que favoreçam a discussão dessa temática em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Famílias, parentalidades e educação"
    "palavra_chave" => "HOMOAFETIVIDADE, ESCOLA, FAMÍLIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_05_2014_16_35_56_idinscrito_381_84f00fb2ffc9dc811eb887d46001660b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO GIORDANO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "alejandrito@hotmail.it"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

A ideia desse estudo é fruto do interesse e da necessidade de investigar a importância de narrativas literárias no letramento literário dos alunos das escolas públicas, buscado compreender de que forma o uso desse gênero literário conduz os alunos ao letramento literário e também à formação cultural e interdisciplinar, visto que o letramento pelo texto literário habilita o educando para o alargamento dos gêneros textuais e discursivos com os quais passaria a ter contato, além destes textos, os literários, pela própria natureza de seus aspectos discursivos, exigem do leitor um envolvimento com outras disciplinas e outros campos do conhecimento humano. Considerando que o professor é quem fornece o letramento para os alunos é importante educar o professor para o letramento. No ensino médio as predominam atividades como interpretação textual e fichas de leitura, entre outros, enquanto, no ensino médio, as atividades, restritas a uma aula por semana, são apenas para fornecer aos alunos informações biográficas sobre o autor ou as características da corrente literária. A temática que norteará os estudos será aquelas das novas formas de parentalidades visto que é um dos assuntos que fazem parte do entorno de todos, alunos e professores, mas que é pouco discutido nas escolas devido, muitas vezes, à falta de estratégias que permitam tratar o assunto. Os estudos de letramento literário terão como referências as ideias de Cosson e Koch e Zambrano, Uziel e Dias da Silva relativamente às novas parentalidades. Os estudos demostraram, efetivamente, a dificuldade de fornecer um letramento literários aos alunos sobre às novas parentalidades e a necessidade de curso de formação para docentes sobre as estratégias que favoreçam a discussão dessa temática em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.