A ideia desse estudo é fruto do interesse e da necessidade de investigar a importância de narrativas literárias no letramento literário dos alunos das escolas públicas, buscado compreender de que forma o uso desse gênero literário conduz os alunos ao letramento literário e também à formação cultural e interdisciplinar, visto que o letramento pelo texto literário habilita o educando para o alargamento dos gêneros textuais e discursivos com os quais passaria a ter contato, além destes textos, os literários, pela própria natureza de seus aspectos discursivos, exigem do leitor um envolvimento com outras disciplinas e outros campos do conhecimento humano. Considerando que o professor é quem fornece o letramento para os alunos é importante educar o professor para o letramento. No ensino médio as predominam atividades como interpretação textual e fichas de leitura, entre outros, enquanto, no ensino médio, as atividades, restritas a uma aula por semana, são apenas para fornecer aos alunos informações biográficas sobre o autor ou as características da corrente literária. A temática que norteará os estudos será aquelas das novas formas de parentalidades visto que é um dos assuntos que fazem parte do entorno de todos, alunos e professores, mas que é pouco discutido nas escolas devido, muitas vezes, à falta de estratégias que permitam tratar o assunto. Os estudos de letramento literário terão como referências as ideias de Cosson e Koch e Zambrano, Uziel e Dias da Silva relativamente às novas parentalidades. Os estudos demostraram, efetivamente, a dificuldade de fornecer um letramento literários aos alunos sobre às novas parentalidades e a necessidade de curso de formação para docentes sobre as estratégias que favoreçam a discussão dessa temática em sala de aula.