ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA A SER REALIZADA JUNTO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS MONTEIRO, COM UM GRUPO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, COM O OBJETIVO DE ARTICULAR O ESTUDO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA (MM) FOCANDO NAS DERIVADAS PARCIAIS E INTEGRAIS MÚLTIPLAS. ACONTECE QUE NO ENSINO SUPERIOR OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS DISCIPLINAS DE UM MODO GERAL E EM PARTICULAR PELAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO FORAM SUBMETIDOS A UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA EM CONCEITO, EXEMPLO E EXERCÍCIO. ESTE TIPO DE ENSINO REFLETE NO BAIXO INTERESSE DOS ESTUDANTES EM APRENDER O CÁLCULO, O QUE NÃO POSSIBILITA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO QUE VENHA A CONTRIBUIR PARA SUA FUTURA ATUAÇÃO PRÁTICA. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COLETAREMOS DADOS E INFORMAÇÕES DO GRUPO DE ESTUDANTES QUANDO ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE MM E PARA A ANÁLISE UTILIZAREMOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS E ANÁLISES DOCUMENTAIS. COM ESSA PROPOSTA ESPERAMOS QUE OS FUTUROS PROFESSORES ESTEJAM CONVENCIDOS DA IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. O AMBIENTE GERADO PELA MM FAVORECERÁ O APRENDIZADO MATEMÁTICO NA MEDIDA EM QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRÃO MODELAR UM FENÔMENO ATRAVÉS DO CÁLCULO, NOS TERMOS DE INTERAÇÃO, MATEMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO ENCONTRADO.