O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E DINÂMICA EM SALA DE AULA, PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS
DA NATUREZA. ESTA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICAS,
PROPORCIONANDO MAIOR INDEPENDÊNCIA E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, E CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE
ENSINO. OS DADOS PRESENTES NESTE ARTIGO REVELAM, TAMBÉM, AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM SUAS PRÁTICAS
EM SALA DE AULA NO TOCANTE A ATIVIDADES ROTINEIRAS E A POSSÍVEIS AÇÕES DE INOVAÇÃO, BEM COMO SUAS
RESPECTIVAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A ESSE PROCESSO. MOSTRAREMOS, AINDA, COMO ESSE INSTRUMENTO DIDÁTICO
PODE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSEM E PRODUZAM MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, TAMBÉM POR MEIO DE
PROJETOS INTERDISCIPLINARES, POR EXEMPLO, IMPACTANDO, CONSEQUENTEMENTE, EM UM APRENDIZADO MAIS
CONCRETO E PARTICIPATIVO, DESENVOLVENDO ASPECTOS RELACIONADOS, AINDA, À RELAÇÃO INTERPESSOAL E À INTERAÇÃO
NO AMBIENTE ESCOLAR.