Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TWISTER: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA ÓPTICA DA VISÃO

Palavra-chaves: PROJETOS DIDÁTICOS, INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM LÚDICA Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57276
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 1583
    "titulo" => """
      TWISTER: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO \r\n
      FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA ÓPTICA DA VISÃO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA \r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E DINÂMICA EM SALA DE AULA, PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS \r\n
      DA NATUREZA. ESTA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICAS, \r\n
      PROPORCIONANDO MAIOR INDEPENDÊNCIA E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, E CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE \r\n
      ENSINO. OS DADOS PRESENTES NESTE ARTIGO REVELAM, TAMBÉM, AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM SUAS PRÁTICAS \r\n
      EM SALA DE AULA NO TOCANTE A ATIVIDADES ROTINEIRAS E A POSSÍVEIS AÇÕES DE INOVAÇÃO, BEM COMO SUAS \r\n
      RESPECTIVAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A ESSE PROCESSO. MOSTRAREMOS, AINDA, COMO ESSE INSTRUMENTO DIDÁTICO \r\n
      PODE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSEM E PRODUZAM MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, TAMBÉM POR MEIO DE \r\n
      PROJETOS INTERDISCIPLINARES, POR EXEMPLO, IMPACTANDO, CONSEQUENTEMENTE, EM UM APRENDIZADO MAIS \r\n
      CONCRETO E PARTICIPATIVO, DESENVOLVENDO ASPECTOS RELACIONADOS, AINDA, À RELAÇÃO INTERPESSOAL E À INTERAÇÃO \r\n
      NO AMBIENTE ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETOS DIDÁTICOS, INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1583_31072019193502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA MELO DE MORAES MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA MELO "
    "autor_email" => "lauramarinho4@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57276
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 1583
    "titulo" => """
      TWISTER: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO \r\n
      FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA ÓPTICA DA VISÃO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA \r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E DINÂMICA EM SALA DE AULA, PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS \r\n
      DA NATUREZA. ESTA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICAS, \r\n
      PROPORCIONANDO MAIOR INDEPENDÊNCIA E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, E CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE \r\n
      ENSINO. OS DADOS PRESENTES NESTE ARTIGO REVELAM, TAMBÉM, AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM SUAS PRÁTICAS \r\n
      EM SALA DE AULA NO TOCANTE A ATIVIDADES ROTINEIRAS E A POSSÍVEIS AÇÕES DE INOVAÇÃO, BEM COMO SUAS \r\n
      RESPECTIVAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A ESSE PROCESSO. MOSTRAREMOS, AINDA, COMO ESSE INSTRUMENTO DIDÁTICO \r\n
      PODE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSEM E PRODUZAM MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, TAMBÉM POR MEIO DE \r\n
      PROJETOS INTERDISCIPLINARES, POR EXEMPLO, IMPACTANDO, CONSEQUENTEMENTE, EM UM APRENDIZADO MAIS \r\n
      CONCRETO E PARTICIPATIVO, DESENVOLVENDO ASPECTOS RELACIONADOS, AINDA, À RELAÇÃO INTERPESSOAL E À INTERAÇÃO \r\n
      NO AMBIENTE ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETOS DIDÁTICOS, INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1583_31072019193502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA MELO DE MORAES MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA MELO "
    "autor_email" => "lauramarinho4@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E DINÂMICA EM SALA DE AULA, PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICAS, PROPORCIONANDO MAIOR INDEPENDÊNCIA E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, E CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE ENSINO. OS DADOS PRESENTES NESTE ARTIGO REVELAM, TAMBÉM, AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA NO TOCANTE A ATIVIDADES ROTINEIRAS E A POSSÍVEIS AÇÕES DE INOVAÇÃO, BEM COMO SUAS RESPECTIVAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A ESSE PROCESSO. MOSTRAREMOS, AINDA, COMO ESSE INSTRUMENTO DIDÁTICO PODE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSEM E PRODUZAM MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, TAMBÉM POR MEIO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES, POR EXEMPLO, IMPACTANDO, CONSEQUENTEMENTE, EM UM APRENDIZADO MAIS CONCRETO E PARTICIPATIVO, DESENVOLVENDO ASPECTOS RELACIONADOS, AINDA, À RELAÇÃO INTERPESSOAL E À INTERAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.