É EVIDENTE QUE A ESCOLA, SOBRETUDO O ENSINO DE MATEMÁTICA, TEM UMA LIGAÇÃO ÍNTIMA COM O BEM-ESTAR SOCIAL DE PESSOAS EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, QUE PASSARAM OU QUE ESTÃO INSERIDAS NO SEIO ESCOLAR, DE MODO QUE SE FAZ NECESSÁRIO INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO O NORTE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESTÁ LIGADA AO DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO DE VIDA DOS EDUCANDOS. DIANTE DISSO, ENTENDE-SE QUE O ENCONTRO DE GERAÇÕES PODE CONTRIBUIR PARA A CONFIGURAÇÃO DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA, JUSTA E SOLIDÁRIA E DE UMA MATEMÁTICA COERENTE, SOCIAL E DEMOCRATICAMENTE. COM ISSO, TEM-SE A FINALIDADE DE RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: O QUE O DIÁLOGO ENTRE AS GERAÇÕES TEM A NOS DIZER NO QUE SE REFERE AO ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA? TAL ESTUDO, RESULTADO DE UM PROJETO DE DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (PPCTE) DO CEFET/RJ, DEVE AMPLIAR E EVIDENCIAR OS ALGUNS PONTOS A SEREM REFLETIDOS NO SENTIDO DE REPENSAR O ÂMBITO ESCOLAR, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE A MATEMÁTICA.