O PRESENTE ARTIGO FAZ UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO COM FINS EDUCATIVOS. A
METODOLOGIA QUE FUNDAMENTA ESTA PESQUISA SE REFERE A UMA ATIVIDADE DIRECIONADA A PEQUENOS GRUPOS DE
ALUNOS DE 14 A 15 ANOS DE IDADE, DESIGNADOS A CRIAR JOGOS DE TABULEIRO COM FUNDO CIENTÍFICO E FINS
EDUCACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM EXPOSTOS EM UMA FEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E, POSTERIORMENTE,
FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS JOGADORES DE UM JOGO ESPECÍFICO, SPACECARDS, UM JOGO DE CARTAS
FUNDAMENTADO EM ASTRONOMIA, PARA ENTENDER A EFETIVIDADE DOS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO. ALÉM DAS
DIVERSAS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, AS METODOLOGIAS DE ENSINO E
A APLICAÇÃO DO LÚDICO NO APRENDIZADO; TODAS COMPARADAS E CONFRONTADAS COM OS RESULTADOS DESTA
PESQUISA, O QUE PERMITIU INFERIR CONCLUSÕES RELEVANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, BEM COMO
APONTAR CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES.