O PRESENTE TRABALHO É UMA PROPOSTA DE CUNHO QUALITATIVO, PAUTADO NA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIRIANA E NO ENSINO DE CIÊNCIA POR INVESTIGAÇÃO (ENCI), E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. PARA ISSO FOI NECESSÁRIA UMA BUSCA POR TEMAS QUE PUDESSEM SER FAVORÁVEIS À CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS, NESSA PERSPECTIVA O TEMA ESCOLHIDO FOI: ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO. PAUTAMO-NOS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, E CONSIDERANDO QUE AS PROPOSTAS DE ENSINO DEVEM ESTAR VOLTADAS À COMPREENSÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS, COTIDIANAS, INDISPENSÁVEIS A UMA BOA LEITURA DE MUNDO. NESSE CASO BUSCAMOS FAZER ARTICULAÇÃO ENTRE O TEMA E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES, EM UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, PARA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS QUÍMICOS, A PARTIR DESSA PROPOSTA, E COMPREENDENDO O ESTUDANTE COMO SUJEITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPICIANDO A SUPERAÇÃO DE MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADOS NA SOBREPOSIÇÃO DE ENSINO PELOS CONTEÚDOS, EM QUE PROFESSORES LIMITAM-SE À TRANSMITIR CONTEÚDOS DE CIÊNCIA, CONFORME PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS, E PROPICIAR AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM O GRUPO DE ESTUDANTES. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS, SEGUIMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE OS ESTUDANTES TIVERAM UMA EVOLUÇÃO EM SUAS COMPREENSÕES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS APLICADOS A TEMÁTICA, ASSIM COMO PASSARAM DEMOSTRAR APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDOS EM SEUS COTIDIANOS.