ANACLETO, Werlaynne Kelly. Uma reflexão sobre a literatura e cinema: questões de ensino.. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49246>. Acesso em: 22/11/2024 04:56
O presente artigo apresenta uma proposta metodológica de aliar as duas formas de narrativas: literatura e cinema afim de promover a leitura de textos literários no âmbito escolar. A literatura é o instrumento indispensável para o educando, visto que, contribui para seu desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal. Posto isso, o objetivo da proposta é servir de uma tecnologia, a adaptação fílmica, com o intuito de motivação para a leitura da obra literária, e não de substitui-la. Sob essa linha de raciocínio, é necessário ressaltar que o ensino de literatura através do cinema deve ser visto como facilitador do conhecimento, visto que filmes são ferramentas atraentes para o aluno porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino. Daí a relevância da mediação do professor que deverá nortear o aluno, chamando atenção para aspectos que devem ser considerados relevantes para a discussão, a exemplo da diferença existente entre esses dois suportes; literatura e filme, esclarecendo o motivo dessa diferença, bem como analisar a obra, atentando para os elementos essenciais que fazem do texto uma obra literária. Nisso, para fundamentar as discussões, foram utilizados o suporte teórico de diversos autores que debatem questões relacionadas a literatura e cinema, no âmbito do ensino escolar. Dentre eles, alguns merecem destaque: Cosson (2014), Stam (2000), Bazin (1991), Brito (2006), Xavier (1996).