O presente trabalho foi elaborado por acadêmicas do III Período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC e tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho realizado no âmbito da disciplina Investigação e Prática Pedagógica I. O estudo objetivou analisar o funcionamento e a organização da escola como uma organização socialmente construída, em suas diversas dimensões, descrevendo como é a sua estrutura, modelo de gestão e administração, Projeto Político Pedagógico e relações interpessoais com alunos e comunidade escolar. Apresenta uma discussão a partir de dados que foram coletados em uma escola de Anos iniciais de Ensino Fundamental. A investigação é de natureza qualitativa com características de um estudo de caso. Participaram como sujeitos da pesquisa a equipe gestora da escola e outros servidores docentes e não docentes. Como métodos e técnicas de coletas de dados optou-se por observação e entrevista realizadas a partir de um roteiro. A elaboração do trabalho se deu a partir de uma abordagem teórica feita em sala de aula, incluindo aulas e debates sobre o tema. Como referencial teórico nas análises lançou mão da produção de Bueno e Pereira (2013), Libâneo (2002, 2015), dentre outros. Como resultado foi possível verificar que o modelo de gestão de uma escola tem uma relação direta com sua organização e funcionamento e interfere na forma como a comunidade escolar participa e se envolve nas suas atividades. Demonstrou ainda a importância de desde o início da formação no Curso de Pedagogia vivenciarmos a realidade escolar.