Este artigo é parte de uma pesquisa de Dissertação de Mestrado, intitulada, IDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A pesquisa teve por objetivo geral: investigar as potencialidades e o processo de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas com ideias/significados e propriedades da multiplicação e divisão por alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação se caracterizou como qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica. O levantamento/recolha de dados desta pesquisa deu-se através de um conjunto de aulas (Encontros) ministradas no 5º ano. As anotações da pesquisadora sobre o desenvolvimento das aulas, os registros dos alunos sobre as resoluções dos problemas e os diálogos surgidos durante os encontros, constituíram-se em material de reflexão e análise para nossa investigação. Os problemas estudados que envolviam vários questionamentos a seu respeito, exigiam que os alunos refletissem e tivessem um pensamento mais elaborado. Muitas resoluções estiveram permeadas do apagar e refazer. Os problemas que abordavam assuntos da realidade dos alunos chamavam mais atenção.