Avaliar é analisar a prática pedagógica de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem ocorra” (PARANÁ, 2009, p.4). A avaliação da aprendizagem faz parte da função social da escola, logo é necessário que reflita sobre suas concepções, encaminhamentos, com a finalidade de promover a aprendizagem aos(às) estudantes. Na perspectiva histórico-crítica, a avaliação não é vista como algo punitivo, classificatória e excludente, mas sim de forma diagnóstica, contínua e cumulativa, subsidiando o(a) professor(a) em seu trabalho. Esta não se resume a simples técnicas, procedimentos, mas respalda-se na consciência do senso crítico em suas relações interpessoais e sociais (LIBÂNEO, 2006; SAVIANI 2005). Desta forma a investigação no campo da Avaliação da Aprendizagem buscou aprofundar estudos teórico-metodológicos sobre a avaliação e as técnicas utilizadas para avaliar o aluno com os(as) Professores(as) da escola municipal Unidade De Ensino Antonieta Castelo localizada no município de Aldeias Altas- MA. Inicialmente, realizou-se uma visita a escola selecionada com objetivo de apresentar a direção e aos professores. Em seguida foi promovido, com consentimento da direção escolar, um encontro com os professores sujeitos a pesquisa, onde foi verificado por meio da aplicação de questionários. A partir da análise dos questionários, observou-se que a maioria dos docentes de uma certa forma, preferem avaliar o aluno por meio de provas e observações feitas diariamente na sala de aula. Conclui-se que dado o valor e importância dos instrumentos utilizados para avaliar os alunos em sala de aula, na qual a prova é de certa forma uma ferramenta insubstituível, mas levando em conta sempre a observação, ou seja, a participação ativa em sala.