Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL EM QUE A PESSOA COM DI ESTÁ INSERIDA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, INCLUSÃO, ESCOLA ESPECIAL, FAMÍLIA Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Para isto, foi desenvolvido um estudo de caso para coletar informações sobre o cotidiano e dificuldades enfrentadas pela educanda no âmbito educacional e social. As informações foram repassadas através de entrevista realizada com a mãe da aluna. Verificou-se através da pesquisa, que se trata de uma mãe amorosa e atenciosa com a filha com DI, embora essa mãe tenha sinalizado que não acredita no processo de inclusão escolar da aluna em escola regular e é esse o motivo principal de manter essa educanda matriculada e frequentando uma escola especial. Embora a jovem com DI esteja em idade adulta, não está inserida no mercado de trabalho, é dependente economicamente da mãe e por parte da mãe não há perspectivas dela se enquadrar no marcado de trabalho. Concluiu-se que a aprendizagem dos conteúdos formais não é uma prioridade da mãe para a aluna, pois o que essa mãe deseja é que a ela aprenda ações práticas para que possa ter maior autonomia no seu dia-a-dia. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A realidade vivenciada por pessoas com deficiências tem se tornado foco de estudos e discussões, principalmente no que diz respeito á sua inclusão educacional e social. Este estudo visa compreender a realidade vivida por uma aluna com DI e sua família, identificando as características de sua rotina, demandas e serviços de apoio existentes. Para isto, foi desenvolvido um estudo de caso para coletar informações sobre o cotidiano e dificuldades enfrentadas pela educanda no âmbito educacional e social. As informações foram repassadas através de entrevista realizada com a mãe da aluna. Verificou-se através da pesquisa, que se trata de uma mãe amorosa e atenciosa com a filha com DI, embora essa mãe tenha sinalizado que não acredita no processo de inclusão escolar da aluna em escola regular e é esse o motivo principal de manter essa educanda matriculada e frequentando uma escola especial. Embora a jovem com DI esteja em idade adulta, não está inserida no mercado de trabalho, é dependente economicamente da mãe e por parte da mãe não há perspectivas dela se enquadrar no marcado de trabalho. Concluiu-se que a aprendizagem dos conteúdos formais não é uma prioridade da mãe para a aluna, pois o que essa mãe deseja é que a ela aprenda ações práticas para que possa ter maior autonomia no seu dia-a-dia. A preocupação com seu bem estar e preservá-la distante dos preconceitos que ainda perpassam o ensino regular é a preferência dessa mãe para sua filha com DI.

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